quarta-feira, 26 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA/ Fonte: Paulinas

Ano A - Dia: 26/11/2008



Perseguições e sofrimentos

Lc 21,12-19

- Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos। Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia। Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.
Comentário do Evangelho

Perseverança nas tribulações

Em continuidade ao anúncio da destruição do Templo, Jesus fala sobre as perseguições que os discípulos sofrerão। Estas advertências, no evangelho de Mateus, estão inseridas na fala de Jesus ao fazer o envio missionário। As provações dos discípulos de Jesus têm um alcance escatológico, isto é, anteciparão não só a destruição de Jerusalém, mas também a própria Parusia. Os discípulos serão perseguidos, tanto pelas sinagogas judaicas, como por reis e governadores gentios. O testemunho, nas perseguições e diante dos tribunais, não é resultado da eloqüência, mas, sim, do abandono confiante nas mãos de Deus. É o próprio Jesus é que dá ao discípulo as palavras adequadas a serem proferidas diante dos tribunais. Lucas tinha em mente o testemunho de Estevão e outros mártires.As comunidades dos discípulos, comprometidas com a missão, ao longo da história, têm vivido sob as diversas provações impostas pelos poderosos. A perseverança nas tribulações, suportadas em nome de Jesus, é o caminho para a vida.


Oração
Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus.Leitura
Ap 15,1-4Salmo
Salmo 98(97)
O Senhor julgará os povos com retidão.

Nenhum comentário: