sexta-feira, 28 de novembro de 2008

EVANGELHO DO DIA/ Fonte Paulinas

Ano A - Dia: 29/11/2008



A necessidade de vigiar

Lc 21,34-36

E Jesus terminou, dizendo:
- Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.

Comentário do Evangelho

Discurso escatológico

O "discurso escatológico" é concluído com o incitamento à vigilância e à oração. Vigilância e oração são duas atitudes fundamentais na vivência no Reino de Deus, na comunidade e na missão. A inserção no Reino, pela fé, supõe a perseverança. Porém, "cuidado...", muitas são as seduções procurando afastar o discípulo de sua opção primeira. O mercado, que gera lucros fabulosos para os donos do poder, seduz as pessoas prometendo-lhes enriquecimento e oferecendo-lhes sofisticados produtos para o consumo. O empenho em usufruir da sociedade de mercado escraviza, torna o coração pesado e individualista, devido a preocupação com o gozo e o sucesso pessoal. Portanto, "cuidado... ficai atentos e orai a todo momento". Vigiar é cuidar de preservar sua liberdade e estar atento às necessidades dos pobres e dos oprimidos, procurando libertá-los das estruturas e dos mecanismos de dominação que os exploram. A oração contínua é a oração do coração, a oração do compromisso, a oração em comunidade. A oração é estar em presença de Deus, identificando-se com sua vontade e buscando luzes e forças para a realizar. Assim encerra-se hoje o ano litúrgico. Outro se segue, envolvendo, dia a dia, nossos corações no seguimento de Jesus.

Oração
Pai, ajuda-me a estar em permanente vigilância e oração, preparando-me para o encontro com teu Filho Jesus e ser acolhido por ele.

Leitura
Ap 22,1-7


Salmo
Salmo 94(95)
O Senhor é nosso Deus, e nós o povo sob seu governo.


Nenhum comentário: