segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

EVANGELHO DO DIA/ Fonte Paulinas

Ano B - Dia: 01/12/2008



Jesus cura o empregado de um oficial romano

Mt 8,5-11

Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse:
- Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais.
- Eu vou lá curá-lo! - disse Jesus.
O oficial romano respondeu:
- Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: "Vá lá", e ele vai. Digo para outro: "Venha cá", e ele vem. E digo também para o meu empregado: "Faça isto", e ele faz.
Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó.

Comentário do Evangelho

A fé do centurião

Esta narrativa de milagre realça a fé de um gentio que supera a fé do povo de Israel, conforme a expressiva fala de Jesus: "Em ninguém em Israel encontrei tanta fé". O centurião era um gentio, e como tal qualquer contato com ele ou com sua casa era evitado pelos judeus. Jesus, porém, dispõe-se de imediato a ir à casa dele. O centurião, contudo, com humildade e grande fé, pede apenas uma palavra de Jesus. Jesus, então, declara ao centurião: "Como creste, assim te seja feito!" (v. 13). O resultado do ato de fé é a restauração da vida, a partir da confiança em Jesus.
Na narrativa destaca-se também como o ministério de Jesus é dirigido aos gentios, pelos quais é acolhido. A fé do gentio opõe-se à incredulidade dos israelitas e o gentio passa a tomar lugar na mesa do Reino. A narrativa indica a universalidade da missão. Todos os povos são chamados a crer em Jesus, aderindo à sua ação vivificante.

Oração
Pai, que a purificação da fé predisponha-me para ir ao encontro do Senhor. Como o homem pagão, quero manifestar uma fé imensa no poder

Leitura
Is 2,1-5

Salmo
Salmo 122(121)
Vivam em paz os que te amam!!

Nenhum comentário: