sexta-feira, 24 de abril de 2009

1º Simpósio Sobre ‘O Lixo Nosso De Cada Dia’


Outra política do município de São Paulo

Para coleta e tratamento do lixo

O Primeiro Simpósio da Região Episcopal Brasilândia acontece em 25 de abril de 2009, das 8h30 às 17h, no salão da Igreja dos Santos Apóstolos, Jardim Maracanã (Igreja de Zinco), Av. Itaberaba, 3.907 – Região Noroeste da Capital

Objetivo principal

Debater e apresentar propostas para uma nova Política de coleta e aproveitamento dos resíduos do ‘lixo nosso de cada dia’ em substituição à atual política que tem custos gigantescos, em torno de um bilhão de reais, pagos a empresas privadas que apenas transportam o lixo das portas de casa aos aterros sanitários.

Para atingir esse objetivo haverá debates sobre:

A melhor maneira de se coletar e reciclar o lixo da Cidade minimizando gastos, afastando agentes disseminadores de doenças e detendo a deterioração e a piora do entorno natural nas vizinhanças dos aterros sanitários.

A correta compostagem e destinação do lixo orgânico a fim de diminuir o volume de resíduos que são depositados em aterros sanitários, sem tratamento.

A contribuição da coleta seletiva dos resíduos recicláveis pela Prefeitura Municipal e por cooperativas de trabalho populares.

Confirmadas as presenças:

Alexandre de Moraes, Secretário Municipal da Secretaria de Serviços e Obras

Minoru Kodama, Técnico Ambientalista

Leonardo Aguiar Morelli, Organização Paulistana Defensoria da Água.

Mediadores da mesa:

Cilto José Rosembach, assessor da Comissão das Pastorais Sócias

José Domingos Bragheto, Pastoral Fé e Política e Pastoral Operária

Participarão do Simpósio: lideranças das comunidades eclesiais da Região Episcopal e os cidadãos paulistanos que querem de alguma maneira participar dos debates tendo em vista a busca de soluções para este grave problema que aflige toda a cidade.

Documento para Simpósio:

Primeira Parte: Lixo: visão geral e propostas concretas simplórias em curso versus propostas complexas e modernizadoras de coleta e tratamento praticadas em algumas Prefeituras do Brasil.

Segunda Parte: Lutas Históricas na Região Perus-Anhanguera face ao Aterro Sanitário Bandeirantes, desativado recentemente e o estado de sobreaviso atual contra novos aterros, a serem constituídos na Região Noroeste da Cidade;

Terceira Parte: Propostas de um novo plano de ação municipal para a coleta e tratamento do lixo em São Paulo, obtidas através da contribuição participativa da Plenária do Primeiro Simpósio para serem encaminhadas às autoridades municipais, a partir das discussões em grupos, na parte da tarde do dia 25 de abril de 2009.

Entrevista coletiva - às 13h

Os organizadores e assessores do evento concederão entrevista coletiva, às 13h, onde falarão da importância do evento e os encaminhamentos que serão feitos após sua realização.

O 1º Simpósio ‘O lixo nosso de cada dia’ é promovido pelo Núcleo de Fé Política, Comissão das Pastorais Sociais, Pastoral da Ecologia e CRP (Conselho Regional de Pastoral) da Região Episcopal da Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo.

São Paulo, 14 de abril de 2009

Cilto José Rosembach

p/coordenação

Contato: 3971 6408 // 9393 9407

José Eduardo de Souza

p/assessoria de comunicação e imprensa

3209 7945 // 9154 5261



1º SIMPÓSIO

Tema: O LIXO NOSSO DE CADA DIA

DIA 25 DE ABRIL DE 2009 das 8h às 17h

LOCAL: Salão da Igreja Santos Apóstolos, Av. Itaberaba, 3907, Jd Maracanã)



FICHA DE INSCRIÇÃO PESSOAL

NOME: -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENDEREÇO:---------------------------------------------------------------------------------------------------------

BAIRRO:..................................................................................................................................... FONE (RESID): ________________ FONE COML: ________________ CELULAR:



E-MAIL:______________________________________________________________

PARTICIPA DE QUAL PASTORAL OU MOVIMENTO?________________________________

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*DEVOLVER A FICHA ATÉ 21 PARA ESTE ENDEREÇO: pastbrasilandia@uol.com.br ou ecologiabrasilandia@terra.com.br

Nenhum comentário: