quinta-feira, 30 de abril de 2009

Celebrando a Caminhada rumo ao 12º Intereclesial das CEBs


Celebrando a Caminhada rumo ao 12º Intereclesial das CEBs

Um encontro de comunhão, confraternização, planejamento e reflexão todos os anos faz parte da vida dos bispos do Brasil e este ano pela 47ª vez reuniram-se em Itaici SP, dos dias 22 de abril a 01 de maio, para este rico momento do episcopado brasileiro.

No dia 28 de abril logo pela manhã com o cantar dos Salmos foi celebrada a Eucaristia, presidida por D. Adriano Ciocca, bispo de Floresta-PE, com alguns símbolos muito interessantes. Com o Círio Pascal a nos recordar o clarão da ressurreição estavam os frutos da terra, as sementes, o Trem das CEBs, a Colcha de Retalhos e os frutos dos trabalhos de homens e mulheres que lutam no dia a dia pela vida. Neste dia a assembleia estava celebrando a Caminhada das Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil rumo ao 12º Intereclesial das CEBs, a se realizar dos dias 21 a 25 de julho próximo.

Logo depois da saudação inicial D. Maurício Grotto, arcebispo de Botucatu-SP, trouxe para celebração a alegria dessa caminhada até Porto Velho-RO, para a grande Festa-Compromisso que iremos celebrar e também saudou a Comunidade Ecumênica Dom Oscar Romero de Sorocaba-SP, que estava representando todas as comunidades do Brasil nessa celebração.

Com alegria celebramos a Ceia do Senhor, o Ressuscitado nos reuniu para o grande Banquete. No altar colocamos Pão e Vinho, uma peneira com rocamboles de goiabada, com todos os trabalhos de geração de renda e economia solidária realizados pelas comunidades. Colocamos balas de banana do Vale do Ribeira, uma das maiores regiões produtoras da fruta. Ofertamos as roupas de bebê confeccionadas pelo Projeto com gestantes Parteiras do Egito. Alimentamos-nos com o Corpo e Sangue do Senhor e ao final da celebração partilhamos os dons ofertados.

Dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho-RO e anfitrião do Intereclesial, convidou todos os bispos do Brasil para estar na Capital de Rondônia para juntos celebrarmos estes dias de Reflexão, Memória e Compromisso.

Com o coração aquecido, na alegria do encontro e oportunidade de passar pela Assembleia da CNBB, o trem das CEBs segue para Amazônia na certeza de ter muitos amigos bispos na mesma caminhada e no mesmo sonho. O trem não pode parar e segue pelo Brasil chamando todos e todas para o Regional Noroeste.

Éder Massakasu Aono

Nenhum comentário: