sexta-feira, 8 de maio de 2009

4o Encontro (04/05 a 10/05/2009) O cristão precisa produzir frutos


Ambientação e acolhida

Sobre a mesa, crucifixo, vela, a Bíblia em destaque e uma bandeja com os cartões preparados pelos membros do grupo, conforme orientação do final do encontro anterior. Conversar um pouco sobre o gesto concreto destacado por cada um.

Oração inicial

Pai misericordioso, nós te pedimos perdão porque nossos gestos ainda não refletem o imenso amor que tu derramas sobre nós. Abre nossos olhos e nosso entendimento para que a tua Palavra nos transforme o coração, nos converta e nos dê forças para a construção diária do Reino de Deus. Dá-nos a consciência de que a tua vinha precisa ser trabalhada e de que somos nós os trabalhadores que escolheste. Amém.

Canto: Hino da fraternidade (10).

Vendo a vida

Carla e Irene, ambas na faixa dos 20 anos, trabalhavam juntas na mesma seção e eram muito amigas. Por uma divergência no trabalho, as duas ficaram certa ocasião sem se falar. Passados dois dias, o chefe de ambas convidou Carla uma conversa: - Carla, sei que você é razoável e também que é católica, como eu. Irene tem muitos defeitos, como todos nós, e um temperamento meio “estourado”, por isso estou falando com você e não com ela. Se formos olhar pelo lado dos defeitos, não vamos encontrar motivos para sermos amigos de ninguém. Por isso, precisamos olhar as qualidades. Você sabe que Irene tem muitas qualidades e vai encontrar um jeito de voltarem a ser amigas, não é?

Carla procurou Irene e ambas fizeram as pazes. Desse dia em diante, Carla procurou centrar seu relacionamento com as demais pessoas sempre nas qualidades e não nos defeitos, tornando-se fator de agregação dos grupos de que participa, no trabalho e na sua paróquia. Passados mais de 25 anos da conversa com seu chefe, essa conversa continua viva em sua mente. Todos os domingos, na missa, ela reza pelo chefe, já falecido, e agradece a Deus ter colocado essa pessoa em seu caminho.

Essa conversa teve o caráter de gesto concreto de amor e transformação. Alguém teve papel fundamental para sua conversão? E você, como tem trabalhado para a construção do Reino de Deus? Suas atitudes são coerentes com a fé que você professa?

Refletindo a Palavra de Deus

1Jo 3,18-24

João pede que o amor não seja de palavras, mas de ações. O que você entende por amar? O que é mesmo o amor?

Aclamando a Palavra de Deus

Canto: Aleluia! (11).

Jo 15,1-8

Jesus usa a parábola da videira e os ramos para falar dele e dos que quisessem segui-lo. Quem quer seguir Jesus precisa assumir o lugar do ramo e precisa estar conectado ao tronco, que é Ele. O ramo que não produz fruto é cortado e lançado ao fogo. O que significa para um cristão produzir frutos? Que tipos de frutos? Em que épocas?

Preces da comunidade

L1. -nos força, Jesus, para agir de acordo com a fé que professamos...

T. Escuta nossa prece, Senhor!

L2. Durante a Quaresma, refletimos sobre a paz como fruto da justiça. Ajuda-nos a implementar os gestos concretos a que nos propusemos durante essas reflexões...

(Outras preces espontâneas, concluindo com a oração do Pai-Nosso).

Compromisso – revendo a vida

Como gesto concreto, fazer uma lista das qualidades de pessoa (s) com a (s) qual (is) não nos relacionamos bem, na família ou na comunidade. Quais podem ser os caminhos de reconciliação?

Em 09/05/2009, das 8h às 12h, realizaremos a nossa Manhã de Formação dos Círculos Bíblicos do Vicariato Norte, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia. Conversão exige formação. Acompanhe sempre nosso Calendário, na ultima folha deste livreto.

Oração final

Senhor, como discípulos, nós te agradecemos pela oportunidade de, mais uma vez, refletir sobre o que tens a nos dizer. Ajuda-nos a sair deste encontro como missionários verdadeiros. Abre nosso coração, olhos e ouvidos para os irmãos e irmãs que de nós necessitam. Amém!

Canto: Muitos grãos de trigo (12).

Preparando o próximo encontro

Cada grupo distribui entre os participantes as atividades e as providências necessárias para realizar o próximo Círculo Bíblico. Ver especialmente a ambientação, acolhida, leituras, preces e cantos.

Nenhum comentário: