sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cantos sugeridos para os encontros Abril a junho

Os cantos abaixo são apenas sugestões para os encontros.
Cada comunidade poderá cantar e trabalhar essas ou outras músicas,
conforme as circunstâncias e a própria caminhada do grupo.
Obviamente, o conteúdo dos cantos utilizados nos Círculos Bíblicos
deverá ser condizente com os assuntos de cada roteiro.

QUEM CANTA, REZA DUAS VEZES.
1. Deus nos abençoe
Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz.
A paz que só o amor é que nos traz (bis).
1. A paz na nossa vida, no nosso coração
e a bênção para toda criação! (bis)
2. A paz na nossa casa, nas ruas, no país
e a bênção da justiça que Deus quis! (bis)
3. A paz pra quem viaja, a paz pra quem ficou
e a bênção do conforto a quem chorou! (bis)
4. A paz entre as igrejas e nas religiões
e a bênção da irmandade entre as nações! (bis)
5. A paz pra toda a terra e a terra ao lavrador
e a bênção da fartura e do louvor! (bis)

2. Silêncio, ó silêncio! (mantra)
Silêncio, ó silêncio! Deus nos fala ao coração.

3. Envia tua Palavra
Envia tua palavra, palavra de salvação,
que vem trazer esperança, aos pobres libertação:/
1. Tua palavra de vida é como a chuva que cai,
que torna o solo fecundo e faz nascer a semente.
É água viva da fonte, que faz florir o deserto;
é uma luz no horizonte, é novo caminho aberto.
2. Ela nos vem do silêncio, no coração de quem crê,
no coração dos humildes, que vivem por teu poder.
Aos fracos ela dá força, aos pobres sabedoria,
e se tornou nossa carne: nasceu da Virgem Maria.

4. Aleluia – Quando estamos unidos
Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis).
1. Quando estamos unidos, estás entre nós e nos falarás da tua vida.
2. Este nosso mundo sentido terá se Tua Palavra o renovar.

5. Oração de São Francisco
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!
1. Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
2. Onde houver erro que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve alegria,
Onde houver trevas que eu leve a luz.
3. O mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido
amar que ser amado, pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se vive para a vida eterna. (bis)

6. Ao que está sentado sobre o trono (06)
Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor.
E a honra, e a glória, e o domínio Pelos séculos dos séculos. Amém!

7. Eu vim para escutar
1. Eu vim para escutar tua Palavra,
tua Palavra, tua Palavra de amor.
2. Eu gosto de escutar tua Palavra...
3. Eu quero entender melhor tua Palavra...

8. A nós descei, Divina Luz!
A nós descei, divina luz! A nós descei, divina luz!
Em nossas almas acendei o amor, o amor de Jesus! (bis)

9. Como são belos
1. Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz.
Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor.
Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor. (bis)

10. Quero ouvir teu apelo
1. Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor responder.
Na alegria te quero servir, e anunciar o teu reino de amor,
E pelo mundo eu vou. Cantando o teu amor.
Pois disponível estou para servir-te, Senhor. (bis).
2. Dia a dia, tua graça me dás, nela se apóia o meu caminhar.
Se estás ao meu lado, Senhor, o que então, poderei eu temer?

11. Eis-me aqui, Senhor!
Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer tua vontade, pra viver o teu amor.
Pra fazer tua vontade, pra viver o teu amor, eis-me aqui, Senhor.
1. O Senhor é o Pastor que me conduz,
por caminhos nunca vistos me enviou,
sou chamado a ser fermento, sal e luz,
e por isso respondi: "Aqui estou!"

12. Eu quero um rio de água viva
1. Existe um poço, no meio do deserto,
o povo passa perto, da sede a reclamar.
Eu quero um rio de água viva. Eu quero um sopro de esperança,
Minha alma segue e não se cansa de caminhar, de caminhar (bis).
2. Se tu soubesse quem pode dar-te a vida,
seria dissolvida a mágoa mais cruel.
3. Jesus é a vida vencendo toda a morte,
mudando a nossa sorte, livrando-nos do mal.

13. O Senhor é meu pastor
O Senhor é meu pastor, nada me faltará (bis).
Ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte,
Não temerei, não temerei... Não temerei (3X).
Aleluia (3X) Amém, Shalom

14. Renova-me
Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual.
Renova-me Senhor Jesus, põe em mim teu coração.
Porque muito do que há dentro mim necessita ser mudado, Senhor,
Porque muito do que há dentro do meu coração necessita mais de Ti.

15. Aleluia. Como o Pai me amou
Aleluia, Aleluia. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei!
Aleluia, Aleluia. Como estou no Pai, permanecei em mim!
1. Vós todos que sofreis, aflitos, vinde a mim!
Repouso encontrarão os vossos corações.
Dou graças a meu Pai que revelou
ao pobre, ao pequenino, seu grande amor!

16. Prova de amor
Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão. (bis)
1. Eis que eu vos dou o meu novo mandamento:
Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado.
2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:
Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado.
3. Nisso todos saberão que vós sois os meus discípulos:
Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado.

17. Senhor, quem entrará
1. Senhor, quem entrará no Santuário pra te louvar? (bis)
Quem tem as mãos limpas, e o coração puro,
quem não é vaidoso, e sabe amar (bis).
2. Senhor, eu quero entrar no Santuário pra te louvar (bis).
Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro,
arranca a vaidade, ensina-me a amar (bis).
3. Senhor, já posso entrar no Santuário pra te louvar (bis).
Teu Sangue me lava, Teu fogo me queima,
o Espírito Santo inunda meu ser (bis).

18. Oração Sacerdotal
1. Pai, eis chegada a hora, / Glorifica agora / O teu Filho, no amor!
Pai, terminei tua obra: / Tudo eu devolvo a ti.
Sim, eu busquei a tua glória, / teu nome revelei aos meus.
Pai, eu lhes dei a Vida eterna: / Vida que és tu, único Deus!
Tua Palavra eu lhes ensinei / E eles creram, / Que sou teu e és meu!
2. Pai, pelos meus te peço: / É meu sangue o preço / Do amor que lhes dei.
Pai, pelo mundo eu não rogo, / Mas pelos que nele estão.
Eles são teus, os que me deste: / Eu os santifiquei no amor.
Pai, não estou mais neste mundo, / Volto para ti, de onde saí.
Rogo por eles, / Prá que sejam um, / Como nós, / E tenham minha paz.
3. Pai, façam tua vontade. / Vivam na unidade, / E alegria terão!
Pai, também rogo por todos / Que por eles hão de crer.
Onde eu estou, quero que estejam, / Pra minha glória contemplar.
Pai, tu és em mim, e eu sou neles: / Fiz-lhes conhecer o teu amor...
Como me amaste, / Eu sempre amarei / Quem na fé / Te acolheu, ó Pai!

19. Tua Palavra é!
Tua Palavra é Luz no meu caminho,
Luz no meu caminho, meu Deus, tua Palavra é!
3. Tua Palavra está na beleza da flor!
Tua Palavra está na grandeza do amor!
Tua Palavra está na liberdade, na amizade tua Palavra está! (bis)

20. Creio em Ti
Creio em Ti ao ver que a chuva cai e faz a flor nascer.
Creio em Ti pois sei que quando é noite aqui é dia ali.
Creio em Ti porque me deste o riso e a dor,
Me deste o amor... o teu amor. Creio em Ti (bis)
Se a paz sobre nós seu véu descer, eu creio em Ti.
Se a tempestade a terra abalar, eu creio em Ti.
Cada vez que neste mundo eu escutar
alguém cantar, alguém chorar, direi então: eu creio em Ti.

21. Amém, aleluia!
1. Vi cantar no céu a feliz multidão
dos fiéis eleitos de toda nação.
2. Ao que está sentado no trono, louvor,
e poder ao Cristo, seu Filho e Senhor.
3. Com amor eterno Jesus nos amou,
e as nossas vestes com sangue lavou.

22. Tua Igreja é um Corpo
Tua Igreja é um corpo, cada membro é diferente
e há no corpo, certamente, coração, ó meu Senhor.
Dele nasce a caridade, dom maior, mais importante.
Nele, enfim, achei radiante minha vocação: o amor.

23. Cristo venceu!
Cristo venceu, aleluia. Ressuscitou, aleluia.
O Pai lhe deu glória e poder, eis nosso canto, aleluia.
1. Este é o dia em que o amor venceu.
Brilhante luz iluminou as trevas. Nós fomos salvos para sempre!

24. Estaremos aqui reunidos
Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém
pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem.

25. Eu navegarei
1. Eu navegarei no oceano do Espírito
e ali adorarei ao Deus do meu amor (bis).
Espírito, Espírito, que desce como fogo.
Vem como em Pentecostes e enche-me de novo (bis).
2. Eu adorarei ao Deus da minha vida,
que me compreendeu sem nenhuma explicação (bis).
3. Eu servirei ao meu Deus fiel,
ao meu Libertador, Aquele que venceu (bis).

26. Aleluia! A minh’alma abrirei
Aleluia, Aleluia a minha alma abrirei
Aleluia, Aleluia Cristo é meu Rei.

27. Senhor, vem dar-nos
1. Senhor, vem dar-nos sabedoria, que faz ter tudo como Deus quis.
E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz.
Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz
e nós veremos que pão é Jesus!
2. Dá-nos, Senhor, o entendimento, que tudo ajuda a compreender.
Para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser.
3. Senhor, vem dar-nos divina ciência,que, como o eterno, faz ver sem véus:
"Tu vês por fora, Deus vê a ciência, pensas que é pão, mas é nosso Deus."
4. Dá-nos, Senhor, o teu conselho, que nos faz sábios para guiar.
Homem, mulher, jovem e velho nos guiaremos ao Santo Altar.
5. Senhor, vem dar-nos a fortaleza, a santa força do coração.
Só quem vencer vai sentar-se à mesa, para quem luta Deus quer ser pão.
6. Dá-nos, Senhor, filial piedade, a doce forma de amar, enfim.
Para que amemos quem, na verdade, aqui amou-nos até o fim.
7. Dá-nos, enfim, temor sublime de não amá-lo como convém:
O Cristo-Hóstia, que nos redime, o Pai Celeste, que nos quer bem.

28. Ó Trindade, vos louvamos
Ó Trindade, vos louvamos, vos louvamos pela vossa comunhão.
Que esta mesa favoreça, favoreça nossa comunicação!
1. Contra toda tentação da ganância e do poder,
nossas bocas gritem juntas a Palavra do viver! (bis)
2. Na montanha com Jesus, no encontro com o Pai,
recebemos a mensagem: "Ide ao mundo e o transformai!" (bis).
3. Deus nos fala na história e nos chama à conversão:
vamos ser palavras vivas proclamando a salvação! (bis)
4. Vamos juntos festejar cada volta de um irmão
e o amor que nos acolhe, restaurando a comunhão! (bis)
5. Comunica quem transmite a verdade e a paz,
quem semeia a esperança e o perdão que nos refaz. (bis)

29. Conheço um coração
1. Conheço um coração tão manso, humilde e sereno
que louva o Pai por revelar teu nome aos pequenos,
que tem o dom de amar, que sabe perdoar e deu a vida para nos salvar.
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração. (bis)
2. Às vezes no meu peito bate um coração de pedra,
magoado, frio, sem vida, aqui dentro ele me aperta, não quer saber
de amar, nem sabe perdoar, quer tudo e não sabe partilhar.
Jesus, manda teu Espírito para transformar meu coração. (bis)

30. O meu espírito conduz
O meu Espírito conduz quem ouve a voz do Filho meu.
Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)
1. Quem der testemunho de mim diante dos homens, dos tronos,
não tema o que possa dizer, que o meu Espírito mesmo dirá.

31. Eis o tempo de conversão
Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação:
ao Pai voltemos, juntos andemos.
Eis o tempo de conversão!
1. Os caminhos do Senhor são verdade, são amor:
dirigi os passos meus: em Vós espero, ó Senhor!
Ele guia ao bom caminho quem errou e quer voltar:
Ele é bom, fiel e justo: Ele busca e vem salvar.
3. A Palavra do Senhor é a luz do meu caminho.
Ela é vida, é alegria, vou guardá-la com carinho.
Sua lei, seu mandamento é viver a caridade.
Caminhemos todos juntos, construindo a unidade!

32. Família
Deus nascendo conosco quis ter a família igual às normais:
Com Maria e José quis crescer
pra que as nossas também fossem iguais.
1. Só com amor é possível crescer como gente e também ser feliz.
E o amor faz com Deus parecer, pois o amor tem em Deus a raiz.

33. Reconciliai-vos com Deus
Reconciliai-vos com Deus, em nome de Cristo rogamos,
que não recebais em vão sua graça, seu perdão:
eis o tempo favorável, o dia da salvação!
1a. Quem tem sede, venha à fonte, quem tem fome, venha à mesa,
vinho, trigo, leite e mel comereis, manjar do céu!
1b. Vinde, vinde, e se me ouvirdes, vida nova vivereis,
aliança nós faremos, minha promessas cumprirei!
2a. Um sinal de vós farei, das nações sereis o Guia,
chamareis os que estão longe e virão todos um dia.
2b. Ao Senhor vinde e buscai, pois se deixa encontrar,
ao Senhor vinde, invocai, pois tão perto Ele está!
3a. O mau, deixe sua maldade, pecador, deixe seus planos,
ao Senhor volte e verá o perdão de seus enganos.
3b. Meu pensar não é o vosso,vosso agir não é o meu,
tão distantes um do outro, quanto a terra está do céu!
4a. Como a chuva cai do céu e não volta sem molhar,
sem encher de vida o chão, sem nos dar o trigo e o pão.
4b. Assim faz minha Palavra, nunca volta a mim em vão,
sem fazer minha vontade, sem cumprir sua missão!
34. Monte Castelo – sem amor eu nada seria
Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos,
sem amor eu nada seria. É só o amor, é só o amor,
que conhece o que é verdade. O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece. Amor é fogo que arde sem se ver.
É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente.
É dor que desatina sem doer. É um não-querer mais que bem querer.
É um solitário andar por entre a gente. É um não contentar-se de contente.
É cuidar que se ganha em se perder. É um estar preso por vontade.
É servir a quem vence, o vencedor.
É um ter com quem nos mata a lealdade.
Tão contrário a si é o mesmo amor.
Estou acordado e todos dormem, todos dormem (bis)
Agora vejo em parte, mas então veremos face a face.
É só o amor, é só o amor, que conhece o que é a verdade.

35. Momento novo
1. Deus chama a gente pra um momento novo,
de caminhar junto com seu povo.
É hora de transformar o que não dá mais,
sozinho isolado ninguém é capaz.
Por isso, vem, entra na roda com a gente também,
você é muito importante (bis) Vem!
2. Não é possível crer que tudo é fácil,
há muita força que produz a morte, gerando dor, tristeza e desolação.
É necessário unir o cordão. Por isso, vem...
3. A força que hoje faz brotar a vida atua em nós pela sua graça,
é Deus quem nos convida pra trabalhar,

36. Canção dos imperfeitos
1. E se for pra semear a esperança num jardim.
E se for pra desculpar uma criança, eu digo sim.
E se for pra perdoar, não tenho escolha.
Também sou pecador, também preciso de perdão.
2. Não sou santo, não sou anjo e nem demônio, eu sou só eu.
Imperfeito, insatisfeito, mas feliz, assim sou eu.
Eu sou contradição, eu sou imperfeição, só Deus é coerente.
3. Já sorri, já fiz feliz, já promovi, já elevei.
Já chorei, já fiz chorar, já me excedi, já magoei.
Eu tenho coração, mas sou contradição, só Deus acerta sempre.
Por isso eu canto esta canção, canção de amor, arrependido.
Ao Deus que é Pai, ao Deus que é paz,
ao Deus que é luz, ao Deus que é vida.
E quando a gente cai, Deus age como Pai:
perdoa, perdoa, e torna a perdoar
e ensina o como amar.
Eu sou contradição mas Deus, Ele é perdão. (bis)

37. Eu confio em Nosso Senhor
Eu confio em Nosso Senhor com fé, esperança e amor (2x)
1. Creio em Deus, uno, trino e eterno, que criou o céu, a terra e o mar.
Sou católico, crente e sincero, a meu Deus aprendi a adorar.
2. Eu espero salvar a minha alma, com o auxilio da graça de Deus.
Cumprirei sempre os Dez Mandamentos, que abrem as portas do céu.
3. Amo a Deus sobre todas as coisas e lhe dou este meu coração.
Amo o próximo como a mim mesmo, pois o próximo é nosso irmão.
4. Nesta Igreja de Cristo infalível, a quem amo com grande ardor,
Me alimento do Corpo e do Sangue do eterno e divino Senhor.
5. Eu confio em Nossa Senhora e lhe peço eficaz proteção.
Pois minh'alma tranquila descansa, repousando no seu coração.

38. Vocação de profeta (38)
1. Antes que te formasses dentro do ventre de tua mãe.
Antes que tu nascesses, te conhecia e te consagrei.
Para ser meu profeta entre as nações eu te escolhi.
Irás onde enviar-te e o que eu mando proclamarás.
Tenho que andar, tenho que arriscar, ai de mim se não o faço!
Como escapar de Ti? Como calar, se tua voz arde em meu peito?
Tenho que andar, tenho que lutar, ai de mim se não o faço!
Como escapar de Ti? Como calar, se tua voz arde em meu peito?

39. Oração pela família
Que nenhuma família comece em qualquer de repente.
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.
E que nada no mundo separe um casal sonhador.
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.
Que eles vivam do ontem, do hoje, e em função de um depois.
Que a família comece e termine sabendo aonde vai
e que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, Senhor, as famílias, amém!
Abençoa, Senhor, a minha também. (bis)

40. Ensina teu povo (40)
Ensina teu povo a rezar, Maria, Mãe de Jesus,
que um dia o teu povo desperta e na certa vai ver a luz.
Que um dia o teu povo se anima e caminha com teu Jesus.
1. Maria de Jesus Cristo, Maria de Deus, Maria mulher,
ensina o teu povo o teu jeito de ser o que Deus quiser. (bis)
2. Maria, Senhora Nossa, Maria do povo, povo de Deus,
ensina o teu jeito perfeito de sempre escutar teu Deus. (bis

Nenhum comentário: