sábado, 2 de maio de 2009

Residencial Galo Branco ganha paróquia 30/04/2009

Residencial Galo Branco ganha paróquia
30/04/2009

A nova Paróquia São Benedito será a 40ª paróquia a ser instalada na diocese. Está situada no Residencial Galo Branco, na zona leste de São José dos Campos, uma região, que tem uma média de 1.000,61 hab / km2 com taxa de Crescimento 1991/2000: 3,44% ao ano, segundo dados da prefeitura.

Foi criada canonicamente no dia 18 de novembro de 2008 e será instalada no dia 17 de maio, ocasião em que também toma posse seu primeiro pároco, Padre Lucas Rosa da Silva. Também neste dia, será inaugurado seu site na internet, no endereço: www.saobeneditogb.org.br

A nova paróquia nasce com a atuação de 26 pastorais e movimentos e 3 grupos de oração. Possui 1200 crianças na catequese e são celebradas 8 missas por semana.

O território da Paróquia São Benedito tem os seguintes limites:

Ao norte: - divisa com a paróquia São José Operário, limite vargem do Rio Paraíba

Ao sul: divisa com a Paróquia São Vicente de Paulo, limite Rodovia Presidente Dutra

A leste: divisa com a Paróquia São Pio X (Diocese de Taubaté), limite divisa entre os municípios de São José dos Campos e Caçapava.

A oeste: divisa com a Paróquia Imaculada Conceição (Eugênio de Melo), limite Bairro Itapuã e Residencial Ribeira.

Missa de instalação da Paróquia São Benedito

Dia 17 de maio, às 19h, presidida por Dom Moacir Silva

Rua Benedito Andrade, 520 – Galo Branco – SJCampos

Tel.: 3905-2949

Pequena história da Paróquia de São Benedito do Residencial Galo Branco

Lá pelos anos 50 surgiu uma Capelinha dedicada a São Benedito, na Fazenda Galo Branco, no distrito de Eugênio de Melo. Depois, quando a fazenda foi vendida e a sua área tornou-se um loteamento, ela continuou lá como local de oração, de encontro para a comunidade que surgia poder participar das missas e fazer as festas. Ela pertencia então a Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo, que tem por pároco o Revmo. Cônego Gouveia.

A vida continuava e a Capelinha, sob a intercessão de São Benedito, lá estava como referência na comunidade, destacando-se o trabalho do diácono Paulo na mesma. Mas a comunidade cresceu e tornou-se necessária uma Igreja maior. Assim, junto com a comunidade, Cônego Gouveia construiu uma nova Igreja dedicada a São Benedito, como um espaço maior para o povo de Deus celebrar. Ao lado da nova Igreja, a Capelinha continuava como local especialmente de adoração e oração. Outros sacerdotes também fizeram parte dessa história: Pe. Narciso Donizete Esmério, Pe. José Roberto Fortes Palau, Pe. Wendel Ribeiro.

A comunidade continuou a crescer e tornou-se capelania, agora com vida autônoma, sendo chamada Comunidade São Benedito do Galo Branco e ficando sob a responsabilidade do Pe. Mário Lúcio Adrião. Este deu continuidade aos trabalhos de construção, que a nova realidade exigia. Em 2007, Pe. Mário Lúcio foi sucedido pelo Pe. Lucas, que, com a ajuda da comunidade, deu prosseguimento aos trabalhos de construção e começou o processo de criação da futura Paróquia São Benedito do Galo Branco.

Assim, pela intercessão de São Benedito, coroando o sonho de muitos que foram, e são, verdadeiros alicerces da comunidade, no final de 2008 foi criada a Paróquia de São Benedito, do residencial Galo Branco, que será instalada em missa presidida por Dom Moacir, nosso bispo, em 17 de Maio de 2009, às 19h.

“Quando os irmãos se unem e as mãos se juntam, o sonho acontece”!

Nenhum comentário: