domingo, 15 de novembro de 2009

9º Dia da Novena Novena de Natal 2009









“Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida”




1 - Ambiente: Bíblia, vela, flores, presépio, símbolo da Novena (

Capelinha Missionária) e um painel com fotos de filhos, netos e bisn

etos quando pequenos.



2 - Acolhida

Animador(a): Irmãos! Sejam todos bem vindos! É com muita alegria que estamos

aqui reunidos em família para celebrarmos à chegada de Deus Menino que traz

consigo a mensagem de Paz na Terra aos homens e mulheres de Boa Vontade. Que nossa comunidade neste Natal seja agraciada por esta Paz e a leve a outras pessoas como presente maior de Deus por nós.


Canto: Em Nome do Pai que nos criou e do Filho que nos salvou, e do Espírito Santo que nos une com amor.

Amém, Amém, Amém. Amém, Amém. Amém,

Amém, Amém, Amém e para todo sempre Amém.


3 - Momento penitencial

Animador(a): Que este momento nos le

ve a refletir sobre a nossa

participação na comunidade e em nosso ambiente familiar.

Temos sido acolhedores? Nossas casas estão preparadas para acolher o Menino Jesus que vem? Nossos

lares são espaços em que a vida é valorizada?

Cantemos, pedindo perdão (à escolha).


4 - Momento de louvor

Animador(a): Neste momento, somos convidados a oferecer e agradecer ao Senhor as graças recebidas nesta Novena por nós e nossas famílias. Manifestemos a Deus nosso louvor cantando:Vinde cristãos vinde à porfia / Cantar um hino de louvor / Hino de paz e de alegria / Hino dos anjos do Senhor.// Glória... a Deus nas Alturas. (2vezes)/ Foi nesta noite venturosa / Do nascimento do Senhor / Que anjos de voz harmoniosa / Deram a De

us o seu louvor./ Glória... a Deus nas Alturas. (2vezes)//

Vinde juntar-vos aos pastores / Vinde com eles a Belém / Vinde correndo pressurosos / O Salvador enfim nos vem.

Glória... a Deus nas Alturas. (2vezes)//


5 - Falando da Bíblia


Entronização da Bíblia acompanhada de duas ou mais crianças trazendo velas. Canto: Ó Luz do Senhor. Obs:(poderá ser encenado)


Animador(a): Depois de um

a longa caminhada do povo de Deus

, cumpriu-se à profecia com a chegada do Messias o Filho do Deus, nascendo de uma bela jovem menina que no seu Sim, aceitou ser a mãe do Verbo Encarnado.

Cantemos para aclamar a Palavra de Deus

Ler: Lc 2,1-20



6 - Aprofundamento

Leitor(a) 1: Maria Deu a luz o Filho Primogênito do Pai e seu filho também. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa. O mundo evolui, se transforma, cria riquezas, o homem começa a desvendar o espaço, e ainda hoje, milhões são gastos com armamentos, outro tanto com coisas que não atendem aos anseios do povo pobre. Quantas mães procuram um lugar digno para que seus filhinhos possam vir ao mundo e não encontram, muitas vidas são perdidas e continuamos vendo uma repetição da história, sinal que a Vida continua não tendo valor!

Todos: Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente.


Leitor(a) 2: Os pastores são os primeiros a receber a notícia: um anjo do Senhor apareceu lhes e a glória do Senhor os envolveu em luz. A Boa Noticia chega a estes pastores que na época eram desprezados porque não tinham possibilidade de cumprir todas as exigências da Lei. Quantas pessoas no tempo de hoje, que não dispõe de condições necessárias para que possam ter acesso a lugares, a moradia, educação e tantas outras coisas são excluídas por não se enquadrarem dentro do que lhes é exigido pela Lei.

Todos: Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente


Leito(a) 3: Quando os anjos se afastaram voltando par

a o céu, os pastores tomaram a decisão de ir a Belém seguindo os sinais que lhes foram revelados. Lá encontraram Maria e José e o menino na manjedoura e relataram o que os anjos lhe anunciaram. Os pastores voltaram para as suas atividades glorificando e louvando a Deus por tudo que haviam visto e ouvido. Imaginemos a alegria que se apossou deles, por conheceram o novo Rei (sem palácio), que veio para libertar da lei que oprimia, incluir os excluídos, curar os doentes, renovar a esperança e mostrar a salvação a todos que fizerem opção pelo Reino.

Todos: Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente


7 - Momento de partilha

a) Para nós o que impede a vida de brotar? Ou seja, tornar a vida nova?

b) Que atitudes como famílias cristãs devemos ter?


8 - Gesto concreto

Animador(a): Acolher, visitar e partilhar são gesto nobres, feitos com amor são presentes oferecidos a Deus. Não deixe de participar do gesto que a

sua comunidade paroquial estabeleceu.


9 - Momento de oração

Animador(a): O Natal nos convida a refletir sobre a desigualdade presente no mundo. Para muitos o Natal é mais um dia nada de especial na vida de tantas pessoas.

(Cantando se possível)


Mulheres: Chegou a hora de sonhar de novo, de tornar-se povo e se fazer irmão. Chegou a hora que ligeiro passa de ganhar a graça para a conversão.

Todos: Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver.


Homens: Chegou a hora de viver o Cristo e acreditar que isto é se tornar maior. Chegou a hora de pensar profundo e perceber que o mundo poder ser melhor.

Todos: Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver.


Crianças: Será difícil tanta mão unida, não fazer da vida um tempo sem igual. Será difícil tanto amor e afeto não tornar concreto o gesto do Natal.

Todos: Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver. Meu caro irmão, olha pra dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver.


Preces espontâneas

Rezemos a Oração do Pai Nosso e Ave Maria.


10 - Benção das crianças

Animador(a): Estendamos nossas

mãos sobre

nossas crianças e rezemos.

(todos estendem as mãos sobre as crianças. Rezar j

untos ou repetir)

Todos: Pai do céu, a alegria do nascimen

to de Cristo nos reuniu hoje aqui / Acolhemos o menino Jesus que nos trouxe todas as bênçãos./ Derrama

sobre as crianças da nossa comunidade a benção da saúde e da alegria./ Faze com que elas sejam obedientes, estudiosas e cresçam em sabedoria, estatura e graça./ Faze também, Senhor, que elas nunca passem necessidade e sejam muito felizes./ Por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo./ Amém.


Se houver distribuição de Eucaristia, neste momento o ministro extraordinário da comunhão simplesmente coloca o recipiente com o Santíssimo sobre mesa com toalha, convida os presentes a rezarem o Pai Nosso, e apresenta a Eucaristia dizendo “Eis o cordeiro de Deus...” e distribui aqueles que irão comungar.


11 - Agradecimentos, canto final e confraternização.

Nenhum comentário: