domingo, 8 de novembro de 2009

A Bíblia nos Interpela



EXPLICANDO O NOVO MÉTODO DE ENCONTRO PARA 2010


1. Pretendemos com este novo modo de encontro torná-lo mais acolhedor, simples, orante e comprometedor;

2. Ao chegarem, as pessoas já se acolhem mutuamente, tornando desnecessário a acolhida no começo do encontro;

3. Para não confundir animador(a) de rua com animador do encontro, que pode, mas não precisa ser a mesma pessoa, trocamos de animador(a) para dirigente;

4. O ambiente poderá ser preparado com símbolos ou elementos que ajudarão a rezar o texto do Evangelho;

5. Também poderá colocar no ambiente algo que leve a chamar à atenção sobre a reflexão temática, não sobrecarregando o espaço físico (poluição visual) nem sobrepondo ao tema do Evangelho;

6. A seguir, vejamos 0 esquema do novo método, cuidando para que seja orante, sem ficar lendo títulos e subtítulos;

7. CHEGADA – Silêncio – oração pessoal (aqui já houve acolhimento e apresentação de novos participantes – isso é natural...) – é um momento pessoal. Quem dirige deverá favorecer e promover o silêncio no início, motivando a todos para “entrarem no clima de oração”;

8. ABERTURA (pode ser cantada ou rezada) – é tirada do Ofício Divino das Comunidades (ODC), livro que pode ser adquirido através das livrarias católicas. É uma invocação a Deus para vir ao encontro dos presentes, abrindo-lhes os lábios e o coração para a realidade divina, numa atenção fraterna ao ser humano. Cada um trça o sinal da cruz sobre os lábios;

9. RECORDAÇÃO DA VIDA (o animador motiva para que algumas pessoas presentes, espontaneamente e com objetividade, façam lembranças de fatos ocorridos na semana). A vida, os acontecimentos de cada dia, as pessoas, suas angústias e esperanças,suas tristezas e alegrias, as conquistas e revezes da caminhada, as lembranças marcantes da história, da comunidade, das Igrejas e dos povos, os próprios fenômenos da natureza são sinal de Deus para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir. Por aí começa a nossa escuta da Palavra de Deus. É importante que a partilha seja feita em clima de espontaneidade e meditação, evitando que se torne uma conversa enfadonha;

10. HINO (o critério de escolha será o evangelho ou a reflexão temática mensal ou semanal). Pode ser rezado, se não for conhecido.

11. SALMO (o critério de escolha é o salmo do domingo que vem, na versão popular que o ODC oferece. É essencialmente orante. A intenção é rezar/cantar um salmo por semana, resgatando o modo de oração da história do povo de Deus. Salmo é Deus inspirando o ser humano para rezar para Deus);

12. EVANGELHO

Este é o coração do encontro. Propõe-se uma CENTRALIDADE DA PALAVRA. Na experiência da Leitura Orante da Bíblia, de modo simples, comunitário e comprometedor, poderá seguir os seguintes passos:

a) Invoca-se a ação do Espírito Santo através de um canto, um refrão ou da oração ao Espírito Santo;

b) Faz-se a leitura pausada do texto do Evangelho. Repete-se algumas vezes a leitura do mesmo texto para que todos conheçam bem os detalhes que o texto diz (atos, atitudes, palavras, gestos, reações... que os personagens bíblicos apresentam em si, no texto).

c) Não tirar conclusões nesta hora nem fugir do texto.

13. MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

a) Aqui quem dirige precisa provocar um momento de silêncio, de fato, para interiorização, sem demorar muito;

b) Cada pessoa poderá partilhar frases ou palavras que mais “tocaram a vida”, em espírito de fé na força criativa e criadora que a Palavra de Deus traz consigo mesma (porque é Deus);

c) Dar atenção somente ao texto proclamado, sem fugir do assunto;

d) Tirar proveito do texto para um encontro pessoal/comunitário com o Senhor e Mestre, na atitude de escuta atenta (como um discípulo);

e) Trazer para os dias de hoje a mensagem do Evangelho proclamada no encontro, sem fugir do assunto, ou seja, ter sempre presente o texto em si, para não “vagar” por outros temas. Neste momento é hora de iluminar a realidade que vivemos com a Palavra de Deus. Cuidar para não fazer isso sem passar pelo processo todo do método orante.

14. REFLEXÃO TEMÁTICA - propõe-se um tema, como CF, Páscoa, Vocações... As CEBs trazem propósito de uma reflexão de temas da atualidade ou que a Igreja propõe para o momento. Se for quaresma, o tema será conversão a partir da Campanha da Fraternidade; se for mês de agosto, aqui poderá trazer temas vocacionais... Sempre numa linguagem simples, direta e curta. Se alguém pretende aprofundar mais, deverá buscar nos livros, boletins, entre outros.

15. O EVANGELHO SE FAZ ORAÇÃO (PRECES) - indica-se apenas 3, com resposta preparada pela equipe diocesana, 2 do Evangelho e 1 da reflexão temática, deixando para o grupo acrescentar outras preces. Lembrar que o encontro deverá trazer a dimensão orante da Bíblia, ou seja, as preces deverão ser fruto da meditação e da partilha vividas após a proclamação do Evangelho.

16. ORAÇÃO (no ODC há uma variedade – a equipe diocesana escolhe uma e coloca-a em cada encontro).

17. AVISOS

18. BENÇÃO (no ODC há uma variedade – a equipe diocesana escolhe uma e coloca-a em cada encontro).

Nenhum comentário: