terça-feira, 24 de novembro de 2009

I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

24/11/2009 | Stefano Raschietti
Nesta terça feira, dia 24 de novembro, reuniram-se na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília, os representantes das entidades promotoras do I Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, a ser realizado de 4 a 10 de julho de 2010 em Brasília. Estavam presentes: Pe. Daniel Lagni, Diretor Nacional das POM; Pe. Sávio Corinaldesi, Secretário Nacional da União Missionária; Pe. Edson Assunção, Secretário Nacional da Infância Missionária, Pe. Estevão Raschietti, Diretor do Centro Cultural Missionário; Pe. Reginaldo Lima, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Pe. Altevir da Silva, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e Secretário Executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina).
Nesta reunião foram dados os primeiros encaminhamentos ao evento que quer reunir cerca de 150 seminaristas de todo Brasil. Tema em debate será: "Formação presbiteral para uma missão sem fronteiras" e o lema: "Chamados para estar com ele e enviados" (cf. Mc 3,14). Serão convidados a participar seminaristas diocesanos e religiosos de todo Brasil a partir do 3º ano de filosofia. As vagas serão distribuídas de maneira proporcional à presença de seminários nas diversas regiões do País, e as inscrições serão efetuadas através dos coordenadores dos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs) e da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB).
O Congresso se desenvolverá alternando palestras, oficinas, painéis, celebrações, testemunhos e confraternizações animadas pelos próprios seminaristas. Objetivo da iniciativa é alimentar a consciência missionária dos futuros presbíteros, à luz da Bíblia e das orientações dos mais recentes documentos da Igreja, tendo em conta as dimensões humana, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral.
Fonte: Centro Cultural Missionário
Fonte: revista Missões

Nenhum comentário: