quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Leigos Missionários da Consolata fazem história no Brasil



Abrem-se novos caminhos na história dos missionários da Consolata atuando há 72 anos no Brasil. E os protagonistas dessa novidade são cristãos leigos, homens e mulheres do povo de Deus que se identificam com o carisma da Missão ad gentes, um legado do Bem-aventurado José Allamano, fundador de duas congregações missionárias.

Um dos marcos concretos desta caminhada, foi a realização, nos dias 5 e 6 de dezembro, em São Paulo, da I Assembleia Nacional dos Leigos Missionários da Consolata – LMC, do Brasil. O encontro reuniu na Casa Regional cerca de 20 pessoas, representantes das comunidades de Cascavel, Rio de Janeiro, São Paulo e São Manuel. Já na oração inicial, Lucília Mono, uma das responsáveis pela coordenação dos trabalhos, destacou o objetivo do encontro: “favorecer a interação, fortalecer a identidade e a organização dos LMC em vista da Missão”.
 
A dinâmica da Assembleia reservou espaço para o entrosamento, estudo, partilha e testemunhos. Na abertura dos trabalhos, padre Lírio Girardi, superior provincial IMC do Brasil, acolheu a todos e deixou seu voto de confiança e apoio. “Nos sentimos muito felizes em recebê-los. Esta 1° Assembleia é histórica, vocês estão fazendo história”, disse desejando êxito nos trabalhos. Padre Lírio afirmou ainda que os missionários devem percorrer os mais diversos lugares pregando e anunciando Cristo, que chama, prepara e envia para a Missão. Destacou também, o amor que se deve ter à Eucaristia e a devoção à Maria, duas características fundamentais da família Consolata.

Assessorados pelo padre Jaime Carlos Patias, que acompanha os LMC no Brasil, auxiliado pelo seminarista Júlio César Caldeira, os participantes contaram também com a presença de dom Sevilio Conti, bispo emérito de Boa Vista, RR. “Cresçam na identidade de ser cristão com conotação essencialmente missionária. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”, recordou dom Servilio que completou 93 anos de vida, dos quais 60 vividos no Brasil.

Mauro Sérgio Perez veio de Cascavel, no Paraná onde está começando um grupo de LMC que já conta com seis integrantes. “Volto satisfeito com o que vi e ouvi na Assembleia. Agora vamos organizar a coordenação do nosso grupo e planejar a missão para o ano que vem”, observou.

A Assembleia foi enriquecida com os testemunhos de dois casais de LMC que são acompanhados pelo Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata. As Irmãs Maria Costa e Maria Angelina também estiveram presentes. Os casais partilharam a experiência de viverem diariamente o espírito do Bem-aventurado José Allamano, na família, nas pastorais e na vida. “Viver a experiência é diferente de tudo o que se ouve”, afirmou dona Cida, uma das leigas.

Segundo a avaliação dos participantes, a partilha entre os LMC, enriquece e encoraja a caminhada para a missão, ainda sem endereço e com muitas incertezas, mas que é feita com fé e generosidade no coração. Neste momento, a identidade é fundamental para dar originalidade e criar unidade entre os LMC. A vontade de partir, ficou evidente entre as comunidades, que agora se organizam para participarem do I Encontro Continental dos LMC das Américas, que acontecerá de 3 a 7 de janeiro de 2010, em São Paulo - SP.

Na noite do sábado os participantes puderam entrar em contato com as diversas realidades dos cinco continentes através da oração do Terço Missionário. Na manhã do dia 06, domingo, os LMC participaram da missa na Paróquia Nossa Senhora Consolata, no Jardim São Bento. A celebração foi presidida pelo padre Jaime e concelebrada por dom Servílio e pelos padres Tamrat Markos, da Etiópia e Francis Njoroge, do Quênia, que também estiveram presentes durante a Assembleia.

Além da articulação das comunidades LMC, a programação para 2010 prevê, em nível de Região, um encontro de formação para o mês de junho e a realização da segunda Assembleia em dezembro. O trabalho de organização sistemática dos LMC, acompanhados pelos missionários da Consolata no Brasil, começou em 2007 e já conta com cinco núcleos.

Por Karla Maria, LMC e Jaime C. Patias, IMC. 

Enviada por e-mail pela redação da revista Missões

Nenhum comentário: