terça-feira, 10 de março de 2009

As CEBs de São Paulo rumo ao 12º Intereclesial

Foto: Bernadete Mota

por Éder Masakasu Aono

"...Itatiba é a estação do Estado de São Paulo para partida rumo a Porto Velho..."


Encontro Estadual das CEBs em Itatiba

Os (as) representantes das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo que formam a delegação paulista estiveram reunidos na cidade de Itatiba nos dias 07 e 08 de março para um momento de formação e celebração da caminhada rumo a Porto Velho para o 12º Intereclesial das CEBs que acontece no próximo mês de julho.

Foram dois dias refletindo as questões da Amazônia na Vida e na Bíblia. Ajudaram nas reflexões os assessores Sergio Coutinho da CNBB e Rafael do CEBI, que mostraram a atual situação do Meio Ambiente, principalmente a partir da realidade Amazônica e qual nossa responsabilidade partindo da Palavra de Deus.

Esteve presente na manhã do sábado o bispo de Registro, Dom José Bertanha, que dirigiu suas palavras de encorajamento e alegria nesse caminhar na opção pelos pobres e pela festa que logo celebraremos na região Norte de nosso Brasil.

Celebramos a Caminhada das Comunidades e suas mais diversas realidades, fizemos memória de nossos/as mártires da caminhada, pedimos a intercessão desses nossos irmãos e irmãs, rezamos uns pelos outros, partilhamos a broa de milho, o doce de banana e o pão.

Um momento importante foi o preenchimento das fichas do Intereclesial em que cada subregião pode se encontrar com sua delegação e assumir o compromisso com o povo das comunidades de Porto Velho. Tivemos a presença do Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, que presidiu a Eucaristia na manhã do dia 08 na Paróquia Santa Rita de Cássia.

Logo depois da Missa seguimos até a escola em caminhada recordando o Dia Internacional da Mulher. Nas reflexões em grupos que foram chamados de canoas e com nomes de mártires a reflexão pode ser feita a partir de cada uma das realidades e vivencia de cada pessoa que pode partilhar sua experiência e vida de comunidade.

Com o olhar que deve gravar cada momento na mente e no coração fomos ungidos/as. Reafirmamos nosso compromisso e aliança com o Deus da Vida com o sinal do Anel de Tucum e o colar de sementes de açaí.

Nosso trem parte para Porto Velho na confiança da oração e partilha de todo povo do Estado de São Paulo.

Dos dias 21 a 25 de julho a capital de Rondônia será a grande Tenda das CEBs, seguimos fazendo processo, seguimos na Opção preferencial pelos pobres, na Espiritualidade do Ressuscitado Libertador.