sábado, 27 de fevereiro de 2010

Assembleia anual do Centro Cultural Missionário, em Brasília



 
 
Foto2DirecaoCCMNo dia 24 foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Centro Cultural Missionário (CCM), na sede desta mesma entidade, em Brasília. Estavam presentes representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das Pontifícias Obras Missionárias (POM), do Comina, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), entre outros, e os membros da atual diretoria: o diretor presidente, dom Sérgio Eduardo Castriani, (bispo de Tefé (AM), e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Inter-eclesial); a diretora secretária, irmã Márian Ambrósio, (Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil) e o Diretor Tesoureiro, padre Daniel Lagni (Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias).
Em pauta a apreciação do relatório das atividades realizadas pelo CCM em 2009, a aprovação do balanço de 2009 e orçamento para 2010, e a apresentação do Programa de Atividades para 2010.
Durante o ano de 2009 o CCM realizou seis cursos de formação missionária: dois cursos de 90 dias de iniciação à missão no Brasil para missionários estrangeiros; dois cursos de um mês para missionários brasileiros enviados além-fronteiras; um curso também de um mês para agentes de pastoral enviados em áreas missionárias no Brasil; um curso de 10 dias para seminaristas.
A irmã Rosita Milesi apresentou o trabalho realizado pelo Serviço de Cooperação Apostólica Internacional (SCAI) durante o ano de 2009. O SCAI é o departamento do CCM que tem por finalidade prestar assistência administrativa e jurídica aos missionários além-fronteiras. Foram acompanhados cerca de 500 processos, incluindo vistos de entrada, prorrogações de prazo, permanência definitiva, bem como envio de missionários para outros países. No que diz respeito aos missionários estrangeiros que chegam ao Brasil, nos últimos dez anos o SCAI deu assistência jurídica a cerca de 1200 missionários de 70 países diferentes. Segundo os registros do SCAI, os 10 países que mais enviam missionários para o Brasil são, em ordem: Itália, Índia, México, Espanha, França, Alemanha, Polônia, Estados Unidos, Indonésia, Canadá.

Fonte:CNBB

Nenhum comentário: