domingo, 7 de fevereiro de 2010

CELEBRAÇÃO DOS “100 ANOS DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER’ Março de 2010


 
AMBIENTAÇÃO: Organizar um espaço com um painel contendo materiais como: fotos, objetos que lembrem a luta  das mulheres que deram a vida e lutaram pela autonomia das mulheres, pela paz, saúde, defesa dos direitos humanos, etc.
Material da Marcha Mundial das mulheres.
Colocar também uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
 
1. ENTRADA
 
COMENTARISTA:  Irmãs e Irmãos, estamos aqui reunidos para celebrar o “dia Internacional das Mulheres” e rezar para o pleno sucesso da
“ 3ª Marcha Mundial das Mulheres”.
 
Leitor (a): Comemoramos nesse 8 de março os 100 anos do “Dia Internacional da Mulher”.
Esse dia foi instituído em 1910, proposto por Clara Zetkin,  no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhagem na Dinamarca, para homenagear as trabalhadoras russas que organizaram uma greve neste dia, que deu origem à Revolução Russa de 1917. Relembra também, as operárias têxteis de Nova Iorque  que foram assassinadas em incêndio dentro da fábrica, durante uma greve em 1911.
 
2. CANTO DE ENTRADA
 
3. Celebrante: ACOLHIDA
 
4.  ATO PENITENCIAL
 
C. Nesta celebração do “Dia Internacional da Mulher”, Deus nos chama à conversão para denunciar as situações de injustiça vividas pelas mulheres e nos organizar para que essas mulheres tenham mais vida.
 
Mulher: Pedimos perdão Senhor, pelo modelo econômico que  explora a força de trabalho da mulher, pagando salário menor que o dos homens por trabalho igual , e ignorando o valor do trabalho doméstico - essencial  para a produção e manutenção da força de trabalho e da própria vida.
 
Canto: Senhor tende piedade de nós.
 
Mulher: Pedimos perdão Senhor,  por todo tipo de violência contra as mulheres: a violência sexista, a prostituição, a mercantilização do corpo feminino e a exploração que os meios de comunicação fazem  da imagem da mulher.
 
Canto: Senhor, tende piedade de nós.
 
Mulher: Pedimos perdão Senhor pela má utilização da água, que é um bem público; pelo desmatamento desenfreado, pela poluição e pelo uso  indiscriminado de agrotóxico, pelo cultivo e comercialização dos transgênicos.
 
Canto : Senhor, tende piedade de nós.
 
Mulher: Pedimos perdão Senhor, pelas conseqüências das guerras e conflitos  na vida das mulheres em todo o mundo. Nesses contextos de guerra, a apropriação do corpo da mulher é vista como recurso, forma de controle, intimidação ou troféu. Estupros e abusos sexuais são comumente praticados tanto pelos exércitos, por grupos paramilitares ou pela comunidade local.
 
Canto: Senhor, tende piedade de nós.
 
Celebrante : conclusão
 
5. LITURGIA DA PALAVRA
 
Entrada da Bíblia
Canto: a escolher
 
C : Ouçamos alegres, a Boa Nova da palavra de Deus que vem nos trazer motivação para o nossa caminhada. Como Luz ela nos aponta sempre os melhores trilhos e atalhos quando o caminho é difícil de caminhar. Ouçamos com atenção.
 
  LEITURA
 
L1: Todos(as) sabemos o quanto a organização popular é importante para se lutar contra as injustiças e conquistar direitos humanos. Nesse sentido foi criada a Marcha |Mundial de Mulheres que quer afirmar o direito à auto-determinação das mulheres, reivindicando a igualdade como um princípio organizador do mundo que queremos construir.
 
L 2 : A criação da Marcha Mundial de Mulheres (MMM) teve por inspiração a manifestação realizada em 1995, em Quebec, no Canadá, quando 850 mulheres marcharam 200 quilômetros, pedindo simbolicamente “Pão e rosas”, criticando intensamente o sistema capitalista.
 
No ano 2000 foi realizada a 1ª ação internacional  da Marcha, que teve como eixo “2000 razões para marchar contra a pobreza e a violência”. A grande repercussão desse movimento, consolidou a Marcha Mundial de Mulheres como uma ação permanente, constituindo-se uma das mais importantes articulações do movimento feminista dos últimos tempos.
 
Em 2005 foi realizada a 2ª ação internacional da Marcha, mobilizando milhares de mulheres. Defendiam a “Carta Mundial de mulheres para a Humanidade”, onde expressavam alternativas econômicas, sociais e culturais  para a construção de um mundo fundado nos princípios da igualdade, liberdade, justiça, paz e solidariedade entre os povos, respeitando o meio ambiente e a biodiversidade. Naquele ano, a partir de um retalho de tecido de cada país, foi construída uma grande colcha de mosaico, simbolizando a Carta.
 
 
 
Agora, de 8 de março a 17 de outubro de 2010, a Marcha Mundial de Mulheres estará realizando sua 3ª ação internacional em vários lugares do mundo, que terá como tema: “SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES”.
 
No Brasil, vamos fazer uma caminhada de 8 a 18 de março. Neste período, 3 mil mulheres de todas as regiões do Brasil marcharão entre as cidades de Campinas e São Paulo. Será uma grande ação de denúncia, reivindicação e formação, que pretende dar visibilidade à luta feminista contra o capitalismo e a favor da solidariedade internacional, além de buscar transformações reais para a vida das mulheres brasileiras a partir de propostas baseadas nos valores da igualdade, liberdade, justiça, paz e solidariedade.
 
Essa ação se desenvolverá baseada em quatro campos de atuação sobre os quais a Marcha Mundial das Mulheres tem se debruçado: 1) Autonomia econômica das mulheres; 2) Bens comuns e Serviços Públicos (contra a privatização da natureza e dos serviços públicos); 3) Paz e desmilitarização e 4)Violência contra as mulheres. Cada um desses eixos se desdobra em reivindicações construídas a partir das realidades locais vividas pelas mulheres que estão se organizando em nível estadual para participar da marcha.
 
A Marcha Mundial de Mulheres tem a visão de que as mulheres são sujeitos ativos na luta pela transformação de suas vidas e que ela está vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente. A Marcha busca construir uma perspectiva feminista afirmando o direito à auto-determinação das mulheres e a igualdade como base da nova sociedade que lutamos para consolidar.
 
  LEITURA
(Sugestão:   Êxodo, 15, 19-27) 
 
SALMO : (Sugestão : nº   121)
 
EVANGELHO : (sugestão: Lucas, 10, 38-41)
 
6. HOMILIA :
 
7. PROFISSÃO DE FÉ
 
8. ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA
 
Leitor(a) : Pai,  ajude as mulheres em sua organização, permita que  a Marcha Mundial de Mulheres na sua 3ª atividade internacional alcance seus objetivos de - propor à sociedade, alternativas que viabilizem um mundo organizado para o bem estar de todos.
 
R: Senhor, ensina-nos os seus caminhos.
 
Leitor(a)  :   Pai, continue dando forças  para todas as mulheres das nossas comunidades, que muitas vezes realizam dupla ou tripla jornada de trabalho e ainda encontram tempo para participar com firmeza da vida comunitária.
 
R: Senhor, ensina-nos os seus caminhos.
 
Leitor(a) :  Pai,  que a sociedade perceba que a igualdade entre homens e mulheres,  é condição indispensável para o combate ao machismo e à violência sexista. 
 
R: Senhor, ensina-nos os seus caminhos.
 
Leitor : Pai, que a sociedade internacional tome atitudes concretas para a salvação do nosso Planeta.
 
R: Senhor, ensina-nos os seus caminhos.
 
Celebrante: Ó Senhor, Deus  Pai e Mãe, fonte de toda a vida e fonte de todo amor, acolhe o grito das mulheres que clamam por vida plena .´É o que lhe pedimos por meio de Jesus Cristo, seu filho e nosso irmão Amém.
 
9. OFERTÓRIO  (sugestão)
 
Canto :  “Quem disse que não somos nada”
 
Numa procissão levar : 1)camisetas - da “Marcha Mundial de Mulheres”,  “do Dia Internacional das Mulheres” e das várias lutas das mulheres;      2)  faixas com o lema: “ Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres”;     3)  faixas com os 4 campos de atuação da marcha (texto);     5) trabalhos manuais feitos pelas mulheres da comunidade.
Levar também: pão caseiro, bolinho de chuva, chá de ervas, café, suco. Após a celebração, confraternizar com todos os presentes.
 
Oração sobre as oferendas
 
10.LITURGIA EUCARÍSTICA: Decisão  do celebrante
 
11. ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO
 
Celebrante: Ó Deus, Criador do Universo e Fonte de toda a vida, nós lhe pedimos que a participação nesta eucaristia abra caminhos para a libertação da mulher e para a configuração de um mundo de Paz, onde todos e todas tenham vida digna. Que Nossa Senhora, Mãe do caminhantes, esteja presente com as mulheres marchantes na 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
 
12. BÊNÇÃO FINAL
 
Sugestões de Cantos que se encontram no Ofício Divino das Comunidades:
1.  Maria Mãe dos Caminhantes
2. Porta Estandarte
3. Cio da Terra
4. Pelas estradas da vida
5. Peregrino
6. Envia tua Palavra
7. Elas estão chegando

Nenhum comentário: