quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Duas ordenações episcopais no fim de semana



 
 
Dom José Luiz  Majella DelgadoNeste fim de semana serão ordenados dois novos bispos no Brasil: o redentorista monsenhor José Luiz Majella Delgado, no sábado, 27, em Aparecida (SP); e o monsenhor Edmar Peron, no domingo, 28, em Maringá (PR).
A ordenação do sábado será do novo bispo de Jataí (GO), monsenhor José Luiz Majella Delgado. O bispo ordenante será o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha. Os consagrantes, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida; e o bispo emérito de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ), dom Waldyr Calheiros de Novas.
Monsenhor Majella foi nomeado pelo papa Bento XVI em dezembro de 2009. Ele vai suceder a dom Aloísio Hilário de Pinho, PODP, da diocese de Jataí, no estado do Goiás, que teve sua renúncia aceita pelo papa, por causa da idade, conforme prevê o cânon 401 §1º.
A celebração terá início às 18h, e será transmitida pela TV Aparecida.
O novo bispo terá como lema episcopal: “Servir com amor”.
Entre outras atividades, monsenhor Majella foi secretário executivo local para a V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, em Aparecida, em 2007, evento que contou com a abertura do papa Bento XVI. Ele também exerceu a função de subsecretário adjunto geral da CNBB, por dois anos, cargo que ele ocupou até janeiro deste ano.
Monsenhor Edmar Perondom_edmar_peron_bispo_auxiliar_sp
Eleito bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), pelo papa Bento XVI, em dezembro de 2009, monsenhor Edmar Peron é paranaense de Maringá. Na arquidiocese de São Paulo, ele sucede a dom Pedro Luiz Stringhini, na região episcopal de Belém. A sua ordenação episcopal acontece na catedral basílica menor de Nossa Senhora da Glória, em Maringá, sendo bispo ordenante dom Jaime Luiz Coelho, 93 anos, arcebispo emérito de Maringá. Dom Anuar Battisti (arcebispo de Maringá) e o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, serão os consagrantes. A solenidade acontece às 15h30.
Um fato histórico não apenas para Igreja e para a cidade, mas também para a TV 3º Milênio de Maringá. Pela primeira vez desde a sua fundação, há 22 anos, a emissora da Fundação Cultural Nossa Senhora de Lourdes irá transmitir um evento para o país inteiro via satélite. Outro detalhe histórico é que, apesar de muitos anos no episcopado, o bispo ordenante, dom Jaime nunca ordenou um bispo. O sinal será retransmitido por grandes emissoras como a Século 21, TV Nazaré, Rede Vida e Paraná Educativa com o sinal oriundo da TV ligada à Arquidiocese de Maringá.
fonte: CNBB

Nenhum comentário: