sábado, 27 de fevereiro de 2010

Padre Toninho defende tese de doutorado




No próximo dia 11 de março, às 14h, na PUC-RJ, padre Antonio Aparecido Alves (padre Toninho), defende sua tese de doutorado em Teologia. Farão parte da banca examinadora os seguintes professores-doutores: Maria Clara Lucchetti Bingermer (Teóloga, PUC-RJ), Paulo Fernando Carneiro de Andrade (Teólogo, PUC-RJ), Luís Corrêa de Lima (Historiador, PUC-RJ), Pedro Oliveira (Sociólogo, PUC-MG) e Carlos Steil (Antropológo, Universidade Federal-RS). Suplentes: Abimar Oliveira de Moraes (Teólogo, PUC-RJ) e Érico Hammes (Teólogo, PUC-RS).








 
Departamento de Teologia
11/03/2010
14:00
sala 1156 Leme
Dados da Defesa
Escolas de Formação Fé e Política. Um estudo teológico a partir do Ensino Social da Igreja e da Teologia latino-americana, por ANTONIO APARECIDO ALVES, candidato ao título de Doutor em Teologia, Área de Concentração: Teologia Sistemático-Pastoral. Professor Orientador: PAULO FERNANDO CARNEIRO DE ANDRADE.
Resumo
As Escolas de Formação Fé e Política são uma feição contemporânea da formação política dos cristãos na Igreja do Brasil. Conhecer a origem desse novo modelo de formação, mapear essas escolas e socializar suas experiências têm grande relevância pastoral, sendo que neste trabalho são apresentadas treze escolas. A tese que se defende nesta pesquisa é a de que existe uma teologia subjacente a estas escolas e, por isto, seu objetivo principal é o de fazer um estudo teológico dos objetivos, programas e conteúdos de formação das escolas, tendo como parâmetro o Ensino Social da Igreja e a Teologia latino-americana. No que se refere ao Ensino Social da Igreja, será seguida a indicação da Evangelii Nuntiandi, tendo como base a Constituição Pastoral Gaudium et Spes e demais documentos da Doutrina Social da Igreja. No que tange a Teologia latino-americana, serão consideradas sua metodologia e sua reflexão teológica, bem como os modelos teológicos de relação Fé e Política engendrados por teólogos deste continente. A conclusão a que se chegou é que existem ênfases teológicas diversas, presentes nas Escolas de Formação Fé e Política.
Fonte: http://www.ccpa.puc-rio.br/rpa/informe_teses.lua

Nenhum comentário: