terça-feira, 9 de março de 2010

Campanha “Um Milhão de Bíblias” começa no Piauí


E-mail Imprimir PDF
Campanha 1 milhão de bíbliasA CNBB pretende distribuir, gratuitamente, um milhão de Bíblias para as famílias mais pobres das dioceses do país. Denominado “Campanha Nacional de Doação de um milhão de Bíblias”, o projeto foi lançado no sábado, 6, nas dioceses de Teresina, Picos, Oeiras e Campo Maior, no estado do Piauí, pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.
As quatro dioceses já receberam, até o momento, 55 mil exemplares do texto sagrado. Além da Bíblia, a família ganha também uma Bíblia infantil, um exemplar do catecismo “Eu creio” e um livreto com orientações sobre a leitura da Bíblia.
“A Campanha não é uma distribuição indiscriminada de Bíblias e de outros textos evangelizadores, mas uma iniciativa de valorização [da Palavra de Deus]. O pedido das Bíblias é feito pelas dioceses com um projeto de evangelização”, explica dom Dimas.
“A Campanha Nacional de Doação de um milhão de Bíblias é um serviço prestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às dioceses, para que elas possam distribuir a Palavra de Deus aos que não têm condições de comprar a Bíblia, aumentando assim o poder evangelizador, utilizando-se da leitura orante [da Bíblia]”, disse a coordenadora da Campanha, Sônia Minder, que acompanhou o secretário geral, juntamente com o coordenador do Projeto da CNBB “O Brasil na Missão Continental”, padre José Altevir.

Teresina

Em Teresina, o arcebispo dom Sérgio da Rocha já havia começado uma coleta de recursos para a impressão e distribuição gratuita de Bíblias às famílias pobres do estado. Esta foi, segundo dom Dimas, mais uma razão para começar a Campanha pelo Piauí. No ato de lançamento, dom Sérgio destacou a importância da iniciativa da CNBB.
Campanha 1 milhão de bíblias"No estado do Piauí, esta campanha vem trazer um ânimo novo, um estímulo ainda maior para fazer aquilo que deveremos fazer que é valorizar e divulgar a própria Palavra de Deus”, disse dom Sérgio. “Com a Campanha as nossas comunidades irão se envolver cada vez mais e será possível fazer com que a palavra de Deus chegue às pessoas mais simples e necessitadas”, acrescentou.

Picos, Oeiras e Campo Maior

Campanha 1 milhão de bíbliasA segunda diocese a receber a visita do secretário da CNBB foi Picos, logo após a solenidade de lançamento em Teresina. O bispo local, dom Plínio José Luz da Silva, não escondeu a satisfação com o projeto da Conferência dos Bispos.
“É grande o entusiasmo do Regional Nordeste 4 com a Campanha. Como somos os primeiros a fazer a experiência, esperamos, em breve, poder compartilhar o resultado positivo com os demais Regionais da CNBB”, afirmou dom Plínio José.
Em Oeiras, o bispo diocesano dom Juarez Sousa ressaltou que “a beleza da campanha” consiste no fato de colocar a Bíblia “nas mãos e no coração” das pessoas pobres que não têm condição de comprá-la. “A Campanha está sendo feita de forma organizada e responsável pela coordenação da CNBB. O importante da Campanha é que as pessoas que não conhecem a Palavra poderão conhecer melhor Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse. “Desconhecer a Bíblia é desconhecer Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse citando São Jerônimo.
Na diocese de Campo Maior, última parada do secretário geral no ato lançamento da Campanha, a distribuição das Bíblias será prioritariamente para os catequistas e aqueles que participam dos estudos bíblicos. “Nossa expectativa é de que as Bíblias não sejam apenas doadas, mas que façam ressurgir os círculos bíblicos com muito entusiasmo”, disse o bispo de Campo Maior, dom Eduardo Zielski.

Próximos beneficiados

Segundo os coordenadores da Campanha, os próximos Regionais que terão prioridade no atendimento, após o Nordeste 4, são os Regionais da Amazônia Legal; os Regionais do Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Nordeste 3 (Bahia e Sergipe e Nordeste 5 (Maranhão); os Regionais Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e Oeste 2 e o Regional Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).
Outras informações falar com a assessora de Projetos Sociais, Institucionais e Captação de Recursos da CNBB e coordenadora nacional do Campanha Um milhão de Bíblias, Sônia Minder pelo e-mail: minder@cnbb.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (61) 8173-5881 ou pelo Voip, no número 1035.
Fonte:CNBB

Nenhum comentário: