quinta-feira, 4 de março de 2010

CELAM envia carta de solidariedade ao Presidente da Conferência Episcopal do Chile


celam_thumbA presidência do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), por meio do seu presidente, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e do secretário geral, dom José Leopoldo González González, bispo auxiliar de Guadalajara (MEX), assinaram uma carta, enviada no dia 1º, ao presidente da Conferência Episcopal chilena, monsenhor Alejandro Goic Karmelic, em solidariedade a toda nação chilena vítima do terremoto ocorrido na última semana, naquele país.
Segundo a presidência do CELAM, o Chile, no início do caminho quaresmal, amanheceu de luto devido a um “fortíssimo” terremoto que abalou o país. “No entanto, em meio à dor e ao sofrimento, chegou o suave bálsamo da vontade de solidariedade internacional”, ressalta um trecho da carta.
Leia a íntegra da carta abaixo:
Excelentíssimo e Reverendíssimo
Mons. Alejandro Goic Karmelic
Bispo de Rancagua
Presidente da Conferência Episcopal do Chile

Na vida ou na morte somos do Senhor

Em 27 de fevereiro, no início do caminho quaresmal, o Chile amanheceu de luto devido a um fortíssimo terremoto que abalou boa parte do país, sobretudo a Região Centro-Sul. No entanto, em meio à dor e ao sofrimento, chegou o suave bálsamo da vontade de solidariedade internacional.
É neste contexto de comunhão eclesial que a Presidência do CELAM envia uma palavra de alento e de esperança à Conferência Episcopal do Chile e, através de seus Bispos, ao povo dessa nobre Nação Andina que sofre a perda irreparável de tantas vidas humanas, a angústia de numerosos flagelados e grandes danos materiais.
Queremos assegurar-lhes nossa oração e nossa proximidade nesta hora de pesar e de aflição, especialmente aos familiares das vítimas. E junto aos nossos mais sentidos pêsames, rogamos ao Senhor Ressuscitado, fundamento de nossa fé, que os reconforte e os sustente neste momento de provação.
Confiamos que as Igrejas Particulares da América Latina e Caribe estendam sua mão solidária à população que peregrina no Chile, já que nossos povos estão chamados a “abrir caminhos para a civilização do amor” (DA 537).
Que Nossa Senhora do Carmo seja a fortaleza e a esperança do povo Chileno !
Dom Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP
Presidente do CELAM

Dom José Leopoldo González González
Bispo Auxiliar de Guadalajara
Secretario Geral do CELAM

Nenhum comentário: