sábado, 6 de março de 2010

Celam reforça necessidade de articulação da Pastoral da Comunicação


Reunião em BogotáTerminou nesta sexta-feira, 5, a reunião dos responsáveis pelo Setor de Comunicação Social das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe. Convocada pelo Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), a reunião teve início na quarta-feira, 3, na sede da Conferência dos Bispos da Colômbia, em Bogotá, e contou com a participação de 25 pessoas, de 13 países.
A reunião teve como objetivo “discutir a importância da comunicação para a vida da Igreja e do ministério pastoral”. “Nosso desejo é fortalecer nossas relações, trocar experiências, partilhar com os assessores do departamento de comunicação e conhecer os projetos e programação das diversas organizações católicas de comunicação”, explica o secretário do Departamento de Comunicação e de Imprensa do Celam, padre Carlos Arturo Quintero Gómez.
O tema “pastoral da comunicação” foi debatido pelos comunicadores que expuseram as experiências realizadas em seus países. Segundo o padre Antonio Gutiérrez Montaño, de Guadalaja (México), é preciso ter clara a inter-relação entre pastoral e comunicação.
“A comunicação não é um setor da pastoral, mas uma dimensão que envolve toda a ação pastoral”, disse Montaño. “Que a comunicação esteja na pastoral, porque sem comunicação não há pastoral. A comunicação é o sangue do organismo que chamamos pastoral”, acrescentou.
A conversão pastoral e a missão continental também foram temas discutidos pelos participantes do encontro. Debateram também sobre o Dia Mundial das Comunicações. Segundo Quintero, é necessário intensificar a articulação da pastoral da comunicação entre as Conferências Episcopais da América Latina e Caribe. Para atingir esta meta, ele apresentou uma série de atividades que deverão ser desenvolvidas pelo Departamento de Comunicação do Celam ao longo de 2011 como encontros, produção de vídeos sobre Missão Continental e cursos sobre comunicação.
Representaram a CNBB o bispo de Picos (PI), dom Plínio Luz, responsável pelo Setor de Comunicação do Regional Nordeste 4; a assessora do Setor de Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, e o assessor de imprensa, padre Geraldo Martins. 
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: