segunda-feira, 15 de março de 2010

Está em andamento em São Paulo o 1º Congresso de Leigos



Congresso_de_leigosCom o tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”, está em andamento, ao longo deste ano, em São Paulo, o Congresso de Leigos.
O evento foi lançado no dia 25 de janeiro, na solenidade patronal da arquidiocese de São Paulo e atua em três âmbitos: paroquial, regional e arquidiocesano. O Congresso foi proposto em outubro de 2007 e desde então está sendo desenvolvido e assumido pelos bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), reunidos na Assembleia das Igrejas.
Na primeira etapa, que vai de março a maio deste ano, todas as paróquias da arquidiocese são convocadas a envolver o maior número possível de pessoas (organizadas ou não em pastorais) para ler e estudar o texto de reflexão contido no Manual do Congresso.
A partir de junho, até agosto, será realizada a fase regional. Nela, oficinas temáticas ajudarão os leigos a entender como levar a luz e o sal do Evangelho para as realidades profissionais em que estão inseridos, com temas como “a vida e a missão do leigo na educação”.
Setembro e outubro, na fase arquidiocesana, delegados das oficinas regionais se reúnem para elaborar projetos de missionariedade para cada área.
Finalmente, em 21 de novembro, Dia Nacional do Leigo, acontece o encerramento do Congresso, com atividades de estudo e aprovação de um documento conclusivo no período da manhã, e, à tarde, uma grande celebração eucarística.
Para garantir que mais pessoas tenham acesso a toda esta movimentação promovida pela Igreja de São Paulo, a Sub-Comissão de Comunicação apresenta o site (www.congressodeleigos.org.br), cuja manutenção será realizada conjuntamente, num verdadeiro mutirão das comissões regionais e paroquiais.
O que se pretende é que este espaço possa reunir, além dos materiais de formação, notícias sobre todos os eventos do Congresso realizados nas paróquias, comunidades e pastorais. Para que isso aconteça, é fundamental o envolvimento de todos.
fonte:CNBB

Nenhum comentário: