sábado, 27 de março de 2010

Igrejas fazem coleta para a Campanha da Fraternidade no Domingo de Ramos

cf2010Todas as Igrejas que compõem o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) realizam amanhã, 28, a Coleta da Solidariedade, um dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade que, neste ano, é realizada de forma ecumênica sob a coordenação do Conic. A coleta existe desde que a CNBB criou a Campanha da Fraternidade e se destina a financiar projetos sociais realizados pelas comunidades cristãs.

“Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a Campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade”, explicam o presidente e secretário do Conic, respectivamente, pastor sinodal Carlos Möller e reverendo Luiz Alberto Barbosa, em carta enviada a todas as Igrejas.

Segundo os religiosos, os recursos da Coleta “serão destinados a projetos voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas”.

Do total que as comunidades recolhem, 40% são enviados para o Fundo Ecumênico de Solidariedade, administrado por membros das Igrejas-membro do Conic. Os outros 60% têm aplicação local de acordo com as dioceses, sínodos e presbitérios, conforme a organização de cada Igreja do Conic.

As Igrejas que fazem parte do Conic são: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Presbiteriana Unida.

Leia, abaixo, a íntegra da carta do Conic convocando as comunidades cristãs a este gesto de solidariedade.



28 de Março - Dia Nacional de Coleta da Solidariedade
Para a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010


Caros Irmãos e Irmãs,


Paz e bem!

No Domingo de Ramos, dia 28 de março, as paróquias e comunidades das Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil do Brasil (CONIC), realizam o Dia Nacional de Coleta da Solidariedade para a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Esta coleta é o gesto concreto imediato que cada fiel pode dar, mostrando o seu compromisso com a Campanha, que busca, antes de mais nada, exercitar a fraternidade. Os recursos da Coleta serão destinados a projetos voltados para os segmentos mais empobrecidos da sociedade brasileira e serão consideradas as propostas que visem mobilizar a sociedade em torno de alternativas para a superação das mais variadas formas de exclusões econômicas.

Do total arrecadado na Coleta, 40% são enviados ao Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES) para apoio a projetos relacionados ao tema da CFE-2010; 60% do valor permanecem nas dioceses, sínodos, presbitérios e comunidades eclesiais de base para financiar iniciativas sociais em âmbito local. O FES, administrado pela Cáritas Brasileira e pela Fundação Luterana de Diaconia, é de responsabilidade neste ano do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Os projetos do FES são aprovados pelo Conselho Gestor - um grupo de trabalho do CONIC, com representantes de cada Igreja, que define a destinação dos recursos, além de supervisionar sua aplicação.

Ao iniciarmos a Semana Santa de 2010, como sinal de nosso compromisso como Cristãos, conclamamos a todas as comunidades de nossas Igrejas a se expressarem generosamente, contribuindo na Coleta da Solidariedade, durante os ofícios religiosos deste Domingo de Ramos. As doações também poderão ser feitas em qualquer data na Caixa Econômica Federal, agência n.º 2220, c/c n.º 020-1, operação n.º 003. As pessoas que não puderem ir nesta data nas igrejas, podem contribuir por meio de depósito na conta da campanha ao longo do ano.

Irmãos e Irmãs, esta Campanha da Fraternidade, ao ser ecumênica, dá um testemunho para o mundo de que nós cristãos podemos ser fiéis ao mandamento dado por Cristo para que “todos sejam um para que o mundo Creia”.(Jo, 17,20-21) Peçamos ao Ressuscitado que a luz de seu mistério pascal possa resplandecer em nossas vidas e em nossas comunidades, revigorando os valores evangélicos da partilha, da justiça, do amor, da solidariedade e da vivência ecumênica. Que o Senhor Ressuscitado faça sentir por toda a parte a sua força de vida, de paz, de liberdade e de justiça econômica para todos aqueles que servem ao Deus da Vida.

Com profundo agradecimento à todos e todas que colaboraram e realizaram mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, me despeçamos pedindo a proteção do Senhor Ressuscitado, com as palavras parafraseadas de uma antiga benção celta: “Que o caminho venha ao nosso encontro. Que o vento sempre sopre às nossas costas e a chuva caia suave sobre nossos campos. E até que voltemos a nos encontrar em mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica, que Deus nos sustente suavemente na palma de sua mão.”

Em Cristo,
P. Sinodal Carlos Augusto Möller
Presidente

Rev. Luiz Alberto Barbosa
Secretário Geral
 
Fonte:CNBB

Nenhum comentário: