segunda-feira, 1 de março de 2010

Proposta de Liturgia para o Dia Internacional da Mulher


PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
 06 e 07 de Março de 2010 - cor roxa - 3º Domingo da Quaresma
“SENHOR, DÊ-ME UM TEMPO...”

MEMÓRIA DA SEMANA
08/03 – Dia Internacional da Mulher  - MULHERES PARTEIRAS DE UMA OUTRA ECONOMIA!

Sugestão: (preparar o cartaz: Mulheres parteiras de uma outra economia! Um cesto com pães ou bolo– se possível solicitar para uma mulher contar rapidamente o que significa celebrar 08/03 – no momento da homília)

ACOLHIDA
Anim: Amigos e amigas, na alegria de celebrarmos este momento quaresmal, à luz da Campanha da fraternidade, trazemos para a nossa celebração o Dia Internacional da Mulher com o Tema: Mulheres parteiras de uma Outra Economia. A liturgia de hoje nos fala que Deus se faz presente na história por meio de quem aceita o encargo de falar à humanidade em nome dele. O Criador do mundo guiou os patriarcas, chamou Moisés para libertar os escravos, fortaleceu a fé de Sefra e Fua parteiras que defenderam a vida dos hebreus. Escolheu Maria para ser a Mãe de Jesus. Chamou e as enviou como suas missionárias: Ir. Doroth Stan, Durcelina, Margarida Maria Alves, Ir. Dirce, Filomena, Gertrudes, Zilda Arns, Miralda, Acensão e tantas outras mulheres que se colocaram a serviço do Projeto de Deus.
Peçamos que nesta liturgia o nosso Deus da vida e da comunhão, fecunde nossa vida, nos dê a ousadia e a coragem! Integre Mulher e homem, parceiros de um mundo novo e mais irmão!

CANTO:
ACOLHIDA DA TRINDADE

ATO PENITENCIAL
1.   Para ser irmão, é preciso comprometer-se com o irmão. Quem se conforma com um sistema econômico que marginaliza e gera desemprego, não está sendo de fato irmão. Pedimos perdão, pois na nossa sociedade, tanto  a vida humana como o meio ambiente, onde se desenvolvem os seres vivos, sofrem ameaças diretas ou indiretas. Senhor tende piedade de nós.

2.   Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Pedimos perdão pela constante violência doméstica e familiar onde as mulheres são feridas em sua dignidade humana, na sua integridade física, intelectual, moral e emocional. Cristo tende piedade de nós.

3.   Mulheres parteiras de uma outra economia. No entanto, no novo mundo do trabalho no qual impera a alta tecnologia, a terceirização, as mulheres enfrentam velhos problemas: preconceito, discriminação, baixos salários, duas jornadas de trabalho. Por esta situação, Senhor tende piedade de nós.

ORAÇÃO

LITURGIA DA PALAVRA
Anim: A constante presença divina na história nos questiona sobre a acolhida que o ser humano ofereceu a Deus através dos tempos. O maior desastre que pode sobreviver à criação inteira é a falta de acolhida a Deus por parte da única criatura capaz de reconhecê-lo e amá-lo. Na ação e na palavra de Jesus nos é oferecida a oportunidade de conversão e de decisão.

Primeira Leitura: Êxodo 3,1-8ª.13-15
Salmo de Meditação
Segunda Leitura: 1 Cor. 10,1-6.10.12
Aclamação ao Evangelho
Evangelho: Lucas 13,1-9
Partilha

CREDO

ORAÇÃO DOS FIÉIS (feita por duas mulheres) solicitar para que somente as mulheres fiquem em pé para a oração bíblica)
.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.
Leitora 1:        Manifesta teu poder salvador como fizeste com Sara, mulher estéril e inútil, que se tornou mãe do teu povo. Ampara-nos, como amparaste Agar, usada e abandonada. Abençoa-nos Lia e Raquel que criaram a casa de Israel.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.
Leitora 2:        Defende nossos direitos como defendeste Tamar. Dá-nos a esperteza e a coragem das     parteiras  que, no Egito, desobedeceram  ao Rei e salvaram o povo. Reconhece nosso esforço e recompensa-nos como premiaste Raab, a prostituta que protegeu o teu povo.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.
Leitora 1:        Atende nossas  preces e súplicas, como atendeste o gemido de Ana, mãe de Samuel.
                        Faze que todos reconheçam nosso serviço e nossa generosidade como Elias reconheceu os da viúva de Sarepta.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.
Leitora 2:        Faze com que o povo todo e a Igreja nos trate, respeite e ame, como Jesus tratou, amou e respeitou as mulheres.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.
Leitora 1: Que nosso coração, sempre encantado por Jesus Cristo e comprometido com a construção de seu Reino de Justiça e fraternidade, prossiga vibrante, na partilha e no abraço universal.
Todos: Javé Libertador, hoje apelamos a ti, Deus gerador da vida.

OFERTÓRIO
(entrada do cartaz e cesto de Pães ou bolo)
Anim: Ofertamos e celebramos a vida que renasce e se recria a cada dia pelas mãos da mulher.  Ofertamos o sonho de mulheres e homens que querem ver cuidada a revitalizada toda criação.

Segue a celebração...

MOMENTO DO ENVIO

Mulher:... Mulher abre teu útero e gera o novo porque tudo está tão velho e machucado....

Leitora: Mulher, toma teu Cântaro e vai...
Anuncia que és mulher, mulher como tantas deste mundo, mas não deixes de dizer que:
Tu és mulher apaixonada, mulher fecundidade gerando o NOVO, mulher que ama porque é LIVRE. Tu és mulher UNGIDA-CONSAGRADA, encarnada na história, sem medo de amar de lutar e sem ódio, de “brigar” pela justiça.
Tu és intercessora para que a “água se torne vinho, o pão seja partilhado, para que o pequeno seja olhado, a mulher seja acolhida, o homem ajudado e o rosto MATERNO de Deus revelado.
Sim toma teu cântaro e vai...

Benção Final

PARTILHA DOS PÃES OU BOLO

Nenhum comentário: