quinta-feira, 15 de abril de 2010

CARTA DE D. ÂNGELO PIGNOLI , POR OCASIÃO DO ENCONTRO DA COORDENAÇÃO DO REGIONAL DAS CEB's - CEARÁ



REGIONAL NE I – CNBB – CEARÁ

ARTICULAÇÃO REGIONAL DE CEBs


“Uma Igreja que nasce do povo, pelo Espírito de Deus”.

Juazeiro do Norte – CE, 11 de abril de 2010
(Encontro Regional da Coordenação de CEBs)

Caríssimos,

Estamos vivendo um tempo de graça em nosso Regional com a preparação do XIII Intereclesial das CEBs em 2013, na Diocese de Crato. É o momento especial para concretizar o que propõe o Documento de Aparecida ao afirmar que as paróquias sempre prestaram grande serviço evangelizador, sendo consideradas “células vivas da Igreja e lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial” (DA, n. 170).
Mas, diante das mudanças ocorridas nas últimas décadas, de modo especial com a urbanização acelerada e a comunicação globalizada, as paróquias clamam por renovação e “reformulação de suas estruturas, para que sejam rede de comunidades e grupos, capazes de se articular, conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos e missionários de Jesus Cristo, em comunhão” (DA, n. 172-173).
Sentindo que já é chegada a hora e que se torna mais urgente a realização desta proposta em nosso Regional, nenhuma comunidade deve se isentar de entrar decididamente, com todas as suas forças de comunidade eclesial de base, nesse processo.
Segundo Dom Aloísio Lorscheider, “a comunidade é o eixo de toda a pastoral da Igreja”. Em vista disto, torna-se indispensável valorizar as diversas formas comunitárias, nas quais seja possível experimentar a gratuidade dos relacionamentos e compromisso missionário. Fruto de longa experiência, as CEBs permitiram ao povo chegar a um conhecimento da Palavra de Deus, a uma vivência profunda dos sacramentos e ao compromisso social em nome do Evangelho, pela ação santificadora do Espírito.
Reconhecendo que as CEBs “podem contribuir para revitalizar as paróquias, fazendo delas uma comunidade de comunidades” (DA, n. 179), convocamos todos os animadores das comunidades, de Pentecostes à Santíssima Trindade, um tríduo com o seguinte roteiro: 1º dia – O sentido da Palavra na comunidade; 2º dia – Sacramento da vida na vida da comunidade; 3º dia – A missão da comunidade é ajudar aos irmãos e irmãs necessitados.
E, assim como São Paulo pediu a Tito que fizesse na comunidade dos Coríntios uma coleta generosa, como fez as igrejas da Macedônia (2Cor 8), façam também este gesto de solidariedade para ajudar na auto sustentação da caminhada das CEBs em sua diocese, rumo ao XIII Intereclesial.
Desejo que todos as paróquias se tornem missionárias, seguindo o exemplo da primeira comunidade cristã (cf. At 2, 46-47) no partir do pão da Palavra e da Eucaristia e na prática da caridade.

+ Dom Ângelo Pignoli -Diocese de Quixadá

Bispo Referencial das CEBs no Regional N-I
Leia a matéria completa.
Postado por CEBs - SE AVEXE NÃO! Comentários

REGIONAL NE I REALIZA ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DAS CEB'S (PARTE I)

De 09 a 11 de abril, a Coordenação do Regional Nordeste I, esteve reunida na cidade de juazeiro do Norte, Diocese de Crato, com a perspectiva de fortalecer a construção do "Projeto Rumo ao Décimo Terceiro". O Regional fomentou a elaboração de um roteiro para aquisição de opiniões e sugestões sobre as várias equipes que serão formadas para a execução do evento.
Dom Ângelo, Bispo da Diocese de Quixadá, referencial das CEB’s no Regional Nordeste I da CNBB, esteve presente durante todo o encontro, Dom Fernando Bispo de Crato, anfitrião, participou apenas da abertura, onde fez as considerações sobre o 13° e sobre o encontro da Coordenação, colocando suas preocupações, mas também, sua fé na presença constante do Cristo Ressuscitado.
Na pauta da reunião: Repasse das atividades realizadas nas Dioceses , semana das comunidades, que será celebrada através de um tríduo, subsidiado por um livreto confeccionado para a ocasião e já distribuídos no encontro, Assembleia do Regional , que acontecerá ainda este ano em Crato e a exibição do filme sobre a vida de Padre Cícero.
Um assunto bastante polêmico girou em torno da definição de responsabilidades : da Ampliada, da Diocese anfitriã e do Regional. Pe. Vilecir informou que foi indicado por Dom Fernando para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, além do Pe. Adelino, Pe. Antônio, e o Leigo Gelmar, que afirmou que os mesmos já iniciaram algumas atividades, dentre elas a criação da conta bancária do evento e considerou que o próprio encontro se configura em uma atividade extremamante nescessária para a definição de alguns pontos na construção do Intereclesial. Pe. Vilecir informou ainda que o espaço da Secretaria do Intereclesial já esta sendo construído.
O XIII Intereclesial acontecerá de 23 a 27 de julho de 2013. Segundo Ana Maria, Assessora do Regional, esta data foi escolhida pela Ampliada Nacional que se reuniu em Brasília de 28 a 31 de Janeiro deste ano, momento em que se avaliava o 12º Intereclesial.
Obtenha mais informações sobre a reunião lendo o relatório, basta clicar AQUI. ou na coluna direita do blog, na ferramenta de relatórios e cartas oficias das CEBs.

Leia a matéria completa.
Postado por CEBs - SE AVEXE NÃO! Comentários

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O ENCONTRO DA COORDENAÇÃO DE CEB'S DO CERÁ FOI TUDO DE BOM


Olá irmãos e irmãs da Caminhada,
ainda não consegui descansar o 'quengo' no torrão natal, pois ainda estou nas abençoadas terras do Padim Ciço Romão, desfrutando do carinho de familiares e amigos. Somente amanhã, dia 13, estarei em minha Diocese, Tianguá, e poderei publicar as novidades da nossa reunião de Coordenação, que são muitas.
Os momentos hilários e de descontração, também serão destacados aqui no "Se Avexe Não", e só para introduzir, dando asas a sua curiosidade , teremos o episódio do lençol e da queda do glorioso Padre Anastácio, que está virando freguês de nosso Blog, sem falar na frase, que nossa estimada Irmã Martinha proferiu em plenária, destacando a importância de nossas CEBs.
Os flashs do "Se Avexe Não", flaglaram o cansaço do Coordenador da Diocese de Tianguá e da brava guerreira, Lucia Vanda, da Diocese de Iguatu.
Aguardem e desculpem pelo atraso.
Leia a matéria completa.
Postado por CEBs - SE AVEXE NÃO! Comentários

Fonte: Enviado por e-mail por Batista

Nenhum comentário: