quarta-feira, 9 de junho de 2010

Começa 1ª Formação Missionária com enfoque na Amazônia

formmissionariaamazoniaTem início, na tarde desta quarta-feira, 9, a partir das 16h, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, a 1ª Formação Missionária com enfoque na Amazônia. O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Amazônia, CCM e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) reúne cerca de 34 pessoas, entre leigos, diáconos, padres e religiosas, até o próximo dia 30.
A finalidade do curso é oferecer uma preparação humana, espiritual, intelectual e prática para presbíteros, religiosos, leigos, que são enviados a regiões tipicamente missionárias como a Amazônia. De acordo com a organização da formação, “nesse período procuramos ajudar a aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão da missão, a visão mundial dos desafios missionários, o processo de encontro com as outras culturas, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão e a espiritualidade missionária”.
Para a assessora da Comissão para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Irene Lopes dos Santos, o evento é importante para nortear os missionários antes mesmo de eles começarem a missão em terras alheias. “Antes de se hospedar em terras alheias, o missionário deve antes conhecer a realidade do lugar e seu contexto. É assim que o curso vai contribuir para a formação de missionários para a Amazônia”, disse.
Durante todo o curso, os participantes irão estudar três grandes temas: “A missão hoje: dimensão humana, histórica e teológica”; “Desafios para a missão hoje: o mundo e a Amazônia”; e, “O sujeito da missão hoje: memória, projeto e seguimento”. Os temas serão assessorados por vários pesquisadores e estudiosos, entre eles, o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre José Altevir da Silva; o diretor executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti; o secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi; o assessor para a Comissão para o Laicato da CNBB, professor Sérgio Coutinho. O tema do evento é “Pescadores de gente para a vida (Lc 5, 10)”.
fonte:CNBB

Nenhum comentário: