sexta-feira, 4 de junho de 2010

Em Chipre, papa inicia 16ª viagem apostólica



Papa_em_ChipreO papa Bento XVI chegou a Chipre, nesta sexta-feira, 4, para sua 16ª viagem apostólica. Em seu discurso no Aeroporto Internacional de Paphos, Bento XVI recordou que Chipre se encontra na encruzilhada de culturas e religiões, de histórias ao mesmo tempo gloriosas e antigas.
“Encontrando-se entre Europa, Ásia e África, Chipre tem um papel especial de ponte entre mundos e culturas diferentes”, disse Bento XVI.
Um dos motivos da viagem do papa é a entrega do Instrumento de trabalho do Sínodo para o Oriente Médio. Segundo Bento XVI, o Sínodo examinará muitos aspectos da presença da Igreja na região e os desafios que os católicos devem enfrentar, às vezes em circunstâncias difíceis, vivendo a comunhão com a Igreja Católica e oferecendo seu testemunho a serviço da sociedade e do mundo.
Esta é a primeira visita de um papa à Ilha e a primeira vez que Bento XVI visita um país de maioria ortodoxa. Os 25 mil católicos de Chipre representam pouco mais de 3% da população. São apenas 15 sacerdotes que atendem a comunidade católica, que está sob a jurisdição do Patriarcado Latino de Jerusalém.
Desde 1974, Chipre vive dividida entre a presença turca no norte da Ilha e os greco-cipriotas no sul. Na fronteira, a ONU garante a segurança. 
fonte CNBB

Nenhum comentário: