sexta-feira, 18 de junho de 2010

Nota do Nordeste 2 sobre a criação da diocese de Salgueiro

Em nome do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), expressamos nosso agradecimento ao Santo Padre, o Papa Bento XVI, pela Criação da Diocese de Salgueiro – Pernambuco e nosso júbilo pela Nomeação de Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap, como seu primeiro Bispo Diocesano. Nossa palavra de gratidão se entende ao Sr. Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, por sua participação na conclusão do processo de Criação da nova Diocese que passa a ser a mais nova Circunscrição Eclesiástica que integra a CNBB.
Unimo-nos, particularmente, ao clero, aos religiosos e religiosas, aos seminaristas, aos vocacionados e aos fiéis da Diocese de Salgueiro, manifestando-lhes nossa alegria por esse momento que se inscreve em sua vida, como membros dessa nova “porção do povo de Deus”. Além de fato histórico importante, a Criação da Diocese, que tem perfil próprio, eclesial e socialmente, estimulará os agentes e animadores a empreender uma auspiciosa caminhada pastoral, a serviço de seus irmãos diocesanos, em comunhão com a Província Eclesiástica de Olinda e Recife e com o Regional Nordeste 2, tendo à sua frente o Pastor que o Senhor lhes envia, como primeiro dom.
Com imensa felicidade, acolhemos Dom Magnus Henrique Lopes como o mais novo membro de nosso Conselho Episcopal Regional Nordeste 2, assegurando-lhe nossa comunhão fraterna, a fim de que, inspirado no seu Lema “Tudo posso naquele que me conforta”, possa cumprir sua missão como Pastor da Diocese de Salgueiro.
Nossa palavra de estímulo às Dioceses de Petrolina e Floresta, co-irmãs mais próximas da nova Diocese, para que continuem mantendo estreitos os vínculos de afinidade pastoral, especialmente no prosseguimento do trabalho comum das Santas Missões Populares.
Ao nosso caro irmão, Dom Paulo Cardoso da Silva, Bispo de Petrolina, nosso reconhecimento por seu incansável empenho para a Criação da Diocese de Salgueiro, acontecimento que dá um significado especial a este seu ano duplamente jubilar de 2010, quando comemora 50 anos de Ordenação Sacerdotal e 25 de Ordenação Episcopal.
Recife, 17 de Junho de 2010
Dom Antônio Muniz Fernandes
Presidente do Regional Nordeste 2
Dom Jaime Vieira Rocha
Vice-Presidente
Dom Genival Saraiva de França
Secretário

Nenhum comentário: