sexta-feira, 18 de junho de 2010

Visita ad Limina: bispos do Regional Leste 2 lembram dom Helder Câmara

Ad_Limina_1Na tarde de ontem, 17, dando continuidade a visita ad Limina Apostolorum, os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) foram às catacumbas de Domitila, para celebrar uma missa, presidida pelo vice-presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Vitória (ES),  dom Luís Mancilha. As catacumbas de Domtilia tem especial importância para os bispos brasileiros, em razão do assim chamado “Pacto das catacumbas”. Trata-se de um acordo fraterno realizado entre vários bispos conciliares, liderados por dom Helder Câmara, de tornarem o ministério episcopal mais despojado e simples.
Antes, pela manhã, após a celebração das laudes, presididas pelo presidente do Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG),  dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos saíram em direção à Praça São Calixto, para as visitas agendadas.
Ad_Limina_2O primeiro dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para os Leigos, que teve como bispo relator o presidente da Comissão Laicato do Regional Leste 2 e  bispo diocesano de Araçuaí (MG), dom Severino Clasen, apresentando um relatório completo da atual situação do laicato no regional, considerando as quatro frentes de trabalho da Comissão: Juventude, Conselho de Leigos, Pastoral Familiar e CEB´s. Dom Severino destacou ainda alguns desafios para esta frente de trabalho, sobretudo em se tratando da real valorização dos leigos e leigas.
Em seguida, os bispos visitaram o Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, onde o bispo diocesano de Sete Lagoas, dom Guilherme Porto, apresentou o relatório sobre a ação social da Igreja, através das muitas pastorais, no Regional Leste 2. O arcebispo secretário do dicastério, Monsenhor Mario Toso,  alertou para a necessidade de se trabalhar a questão da doutrina social da Igreja, principalmente promovendo um aprofundamento da encíclica Caritas in Veritate, aprofundamento não apenas teórico, mas principalmente prático.
Ad_Limina_3O último dicastério visitado foi o Pontifício Conselho para a Família, quando o bispo diocesano de Divinópolis (MG), dom Tarcísio Nascentes, expôs, com clareza, a questão da família, tanto em nível nacional quanto regional, apontando principalmente os muitos desafios que se tem nesse campo de atuação da Igreja. O presidente do referido conselho, cardeal Ennio Antonelli, acolheu  os bispos e apontou as questões principais, insistindo que cada paróquia tenha, ao menos, um núcleo de famílias bem estruturadas, para servir de ânimo e testemunho para todos. Os bispos contribuíram, apresentando questões pastorais em torno da educação dos filhos para a fé, dos casais em segunda união, dos casais unidos sem vínculo do matrimônio.
fonte:CNBB

Nenhum comentário: