sábado, 17 de julho de 2010

1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs rumo ao 13º Intereclesial




Começou hoje, 17/07, e vai até o dia 20/07, a 1ª Reunião da Ampliada Nacional das CEBs em preparação ao 13º Intereclesial que acontecerá em 2013, na diocese de Crato, no Vale do Cariri, Ceará.
As comunidades do “Cratinho de açúcar” e Dom Fernando Panico, bispo da diocese de Crato, acolheram com muita alegria, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, os representantes dos 17 Regionais das CEBs, os assessores Prof. Sérgio Coutinho, do Setor CEBs da CNBB; Pe. Nelito Dornelas, da Superação da Miséria e Fome da CNBB; Pe. Benedito Ferraro, assessor nacional das CEBs; além dos bispos D. Adriano Ciocca Vasino, bispo referencial das CEBs da CNBB e D. Angelo Pignoli, bispo de Quixadá (CE) e referencial das CEBs do NE 1.
Neste primeiro dia, a Ampliada iniciou seus trabalhos fazendo uma Análise da Conjuntura sócio-política feita pelo Pe. Benedito Ferraro e pelo poeta e cantor de nossas comunidades Zé Vicente que nos apresentaram o momento atual político pré-eleições gerais e a situação social da região do Cariri.
Pela tarde o assessor da CNBB, Prof. Sérgio Coutinho, fez uma Análise da Conjuntura Eclesial abordando a aprovação pelos bispos, na 48ª Assembléia Geral da CNBB, do documento nº 92: “Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base”. Em seguida Pe. Vileci, coordenador do 13º Intereclesial e membro do clero de Crato, e Pe. Benedito Ferraro partilharam o encontro da Articulação Continental das CEBs em Quito, Equador.
O dia se encerrou com trabalhos em grupo sobre a questão: “Quais seriam as pistas de ação que a Ampliada propõe para os Regionais a partir do espírito da Missão Continental?”
E pela noite os participantes foram brindados com um Encontro Musical com Zé Vicente em Juazeiro do Norte (CE).

Fonte: Enviado por e-mail por Sandra/CEBs Acontecendo

Nenhum comentário: