segunda-feira, 26 de julho de 2010

20° Seminário das CEBs em São Paulo discutiu desafios da cidade







Tatiana Félix *

Adital -
Neste final de semana, mais de 200 representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) das 47 dioceses do estado de São Paulo (SP), estiveram reunidos no 20° Seminário das CEBs, discutindo o tema "Justiça e profecia na Cidade". O objetivo do encontro, que aconteceu na Paróquia São José, em Perus (SP), no sábado (24) e domingo (25), foi avaliar e articular os desafios da evangelização em todo o estado. 
 
"O tema do encontro está interligado com o tema do 13° Intereclesial das CEBs que acontecerá em 2013 na diocese de Crato no Ceará, que é ‘Justiça e Profecia à serviço da vida’", explicou Liz Mari da Silva Marques, integrante da equipe colegiada das CEBs-SP. "O encontro foi um momento rico de espiritualidade e foi propício para a prática da partilha", acrescentou.

Entre as atividades do seminário, Liz destacou o momento de missão, com visitas à locais como assentamentos e lixões, tão presentes nas cidades. "Como igreja, refletimos nosso compromisso com a realidade e os desafios da cidade", disse. Ela comentou ainda sobre a assessoria de autoridades e representantes religiosos que trouxeram contribuições para o encontro das CEBs paulistas.
Uma das participações foi a da ex-prefeita da cidade de São Paulo, Luiza Erundina que ajudou a refletir sobre a realidade e desafios da cidade. Já dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, ressaltou sobre a importância das CEBs e seu contexto dentro da cidade. E o teólogo padre Antonio Manzzato, contribuiu afirmando que as ‘CEBs são um modo de Deus passar hoje na sociedade’, a vivência na prática da justiça, na palavra de Deus, na Eucaristia e no papel de Igreja Missionária.
"Do seminário, ficou muito forte a questão de levar como bandeira a situação dos povos indígenas e a questão dos pedágios em São Paulo que têm valores altos e muitas vezes impedem as pessoas de transitarem e pagarem por mais esta taxa", informou. 


Como resultado deste seminário, os participantes elaboraram uma carta onde falam sobre a experiência vivenciada e a oportunidade de estudar e refletir, juntos, sobre a identidade de serem discípulos e missionários das CEBs. E destacam também o Documento 92 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja mensagem "reanima e reconhece a importância das CEBs na vitalidade da igreja". O documento da CNBB aponta que as CEBs vivem na integração fé e vida, com compromisso social, em um "novo jeito de ser igreja".



 A carta do 20° Seminário das CEBs de SP ressalta ainda a preocupação de se olhar atentamente para as cidades do estado, a fim de entender melhor o lugar e o contexto de vivência do povo, na construção da esperança por um mundo para todos. "Vimos como nossas CEBs são desafiadas a estabelecer, profeticamente, a justiça no mundo urbano, pelo testemunho de sua fé".
No final da carta, os participantes lembram que "a identidade das CEBs se afirma na união entre fé e vida, nos compromissos concretos de estabelecimento de justiça e solidariedade nas estruturas de nossas cidades para que nelas não haja exclusão". "Nosso novo jeito de ser Igreja nos impulsiona a um novo jeito de convivência no espaço urbano", declaram.

* Jornalista da Adital
Fonte: Adital
Fotos CEBs da diocese de SJCampos

Nenhum comentário: