quarta-feira, 14 de julho de 2010

Agosto mês Vocacional - Todos somos chamados




Bom seria se cada parte desta celebração fosse apresentada por pessoas que vivem as diferentes vocações.


Fazer um cartaz com ilustrações, ou projetar slydes com pessoas das diferentes vocações.
Animador: Senhor, aqui estamos para rezar, lembrando de vossas palavras: “Pedi ao Senhor que mande operários à sua messe”. Neste omento de Oração, vamos refletir, rezar e pedir mais Vocações para a Igreja.

Canto: à escolha

Leitor 1: A Vocação é um dom de Deus. Ele, que é o Todo Poderoso, precisa de pessoas que se disponham para salvar as pessoas. Na Igreja, há serviço para todos, porém é de suma importância que cada um descubra para que tipo de serviço é chamado a colaborar.
TODOS: Senhor, queremos pedir-vos mais padres, religiosos, missionários e leigos comprometidos com a causa do Evangelho.
Leitor 2: A Igreja precisa de muitas e boas vocações para atender à formação do povo cristão e para responder aos apelos de quatro bilhões de pessoas que ainda não conhecem a Boa Nova. É por isso que rezamos pelas vocações, e também pela fidelidade das pessoas que já trabalham pelo Senhor nos cinco continentes.
Leitor 3: Já que cada um de nós também é chamado, peçamos juntos ao Senhor da messe, para que nos ilumine e nos ajude a descobrir o que Ele quer de cada um de nós. Isso é por demais importante para a nossa realização pessoal e para podermos prestar um bom serviço à humanidade. Para isso, é bom conversarmos um pouco sobre as várias vocações.


 Vocação Sacerdotal
Animador: Antes de subir ao céu, Jesus já havia preparado seus apóstolos e lhes deu a autoridade para continuar sua missão no mundo inteiro. A vocação sacerdotal é o chamado de Deus para santificar, coordenar, animar e formar o povo de Deus. O padre é alguém que Deus chama do meio do povo e de novo o envia para trabalhar no meio do povo. Ele é o animador espiritual da comunidade.
TODOS: O padre está a serviço do povo. Ele é como uma ponte entre Deus e o povo: ele é Jesus, “o Bom Pastor”, no meio de nós.
Leitor 1: A família que vive profundamente sua fé é o ambiente mais propício para o surgimento de vocações sacerdotais. No entanto, para que elas se desenvolvam, é preciso que a comunidade as sustentem e as encorajem até chegarem à maturidade.
TODOS: Senhor, abençoai as nossas famílias, para que se tornem sementeira de novas vocações sacerdotais.

Canto: à escolha

Vocação Religiosa

Animador: Vamos refletir agora sobre a vocação à vida religiosa. Trata-se de uma vocação muito exigente, já que os religiosos e as religiosas são chamados a seguir Jesus Cristo de uma forma radical e no amor gratuito às pessoas. Uma consagração total a Deus e ao seu Reino.
Leitor 1: Como Cristo nasceu, cresceu e viveu pobre, desprendido de tudo, assim o religioso ou a religiosa, através do voto de pobreza, decide que este será também o seu estilo de vida.
Leitor 2: Como Cristo foi obediente à vontade do Pai, assim o religioso decide fazer a vontade do Pai e dos seus superiores através do voto de obediência.
Leitor 3: O religioso deve também colocar todas as suas energias a serviço de Deus e do povo. Para fazer isso com mais dedicação, ele renuncia ao próprio casamento para ser irmão ou irmã de todos.
Leitor 4: Os religiosos e as religiosas organizam a sua vida em comunidades fraternas para cultivarem a união com Deus, a oração e darem um grande testemunho de unidade em seu trabalho apostólico.
TODOS: A vida religiosa nos ensina como as nossas comunidades devem viver o amor, a fraternidade e o serviço aos irmãos. Que os religiosos e as religiosas sejam sempre uma presença alegre, fraterna e solidária no meio do povo, anunciando, pelo seu modo de viver, o Reino de Deus já acontecendo entre nós.
Canto: à escolha

Vocação Leiga

Animador: Somos cristãos e batizados. Um dia, nossos pais e padrinhos nos levaram à Igreja, onde recebemos o batismo e nos tornamos filhos de Deus. Desde aquele dia pertencemos à Igreja e recebemos a vocação de nos tornarmos membros vivos, atuantes em nossa comunidade.
Leitor 1: Como é grande a responsabilidade do cristão! Ser leigo ou leiga na Igreja significa assumir o Batismo e não ser simplesmente mais um na comunidade cristã.
Ser cristão é ser membro ativo e interessado pelas boas causas que Cristo veio implantar e pelas quais lutou até dar sua própria vida.
TODOS: Como cristãos leigos, queremos ser apóstolos dentro das realidades do mundo de hoje. Senhor, pode contar conosco!
Leitor 2: O bom cristão procura santificar seu trabalho, sua profissão, sua família e todo ambiente em que vive.
Leitor 3: Ser leigo consciente é ser Luz que ilumina todas as situações obscuras que se apresentam no caminho da vida. É ter muita fé, coragem e perseverança.
Leitor 4: Ser bom cristão é ser sal da terra, é lutar por um mundo melhor, buscando vencer o pecado, a maldade, a ignorância, a injustiça, o egoísmo, a ambição.
TODOS: Pelo Batismo somos todos chamados a sermos leigos atuantes na Igreja, a sermos luz e sal da terra.
Animador: Convencidos de que Deus conta conosco para a grande obra da Salvação das pessoas, peçamos juntos para que os leigos assumam sua missão no mundo.
TODOS: Senhor Jesus, Você que escolheu e chamou os apóstolos para serem luz e sal da terra, chamai a nós também, cristãos do terceiro milênio, para o serviço da vossa Igreja. Mostrai-nos qual o caminho de vida que devemos seguir e qual ministério podemos assumir para melhor servirmos o povo. Amém.
Canto: à escolha

 Vocação Missionária
Missionários da Consolata: Karla Maria, Pe. Jaime (SP) e Sylvester Franci do Akala, Ilhas Virgens (EUA)


Animador: Na Igreja, há também pessoas que são chamadas a anunciar o Evangelho em outros países e continentes. São religiosos, religiosas, padres, leigos e leigas que assumem o serviço como missionários além fronteiras. No mundo há milhões e milhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus!
TODOS: É a todos nós que Jesus repete: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Leitor 1: Em nossas comunidades precisamos de um ardor missionário mais forte. Devemos ser mais unidos, organizados e abertos para os outros. A vocação missionária é a alma, o motor, o coração de nossa vida cristã.
TODOS: Senhor e Pastor do Rebanho, olha para todos os missionários, dá-lhes fé, entusiasmo, alegria e esperança.
Que eles tenham sempre força para assumir a pregação e a vivência do Evangelho. Senhor, chama também alguém de nós para ser missionário do amor e da paz em terras onde você ainda não é conhecido. Que nunca nos falte a coragem de dizer o nosso SIM. Amém.

Canto: à escolha

 Fonte: Missão Jovem/  fotos arquivo da equipe de comunicação das CEBs - Docese de São José dos Campos

Nenhum comentário: