domingo, 25 de julho de 2010

Carta do 20º Seminário Estadual das CEBs do Estado de São Paulo

Participantes da Diocese de São José dos Campos



Reunidos pelo Espírito do Ressuscitado como seus discípulos/as e missionários/as, estivemos reunidos, em 24 e 25 de julho, delegados das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo, para a realização do 20º Seminário Estadual das CEBs com o tema: “CEBs: justiça e profecia na cidade”. Fomos acolhidos/as pelo Arcebispo de São Paulo, D. Odilo, pelo bispo da Região Episcopal Brasilândia, D. Milton, e pelos irmãos e irmãs das Comunidades de Perus, terra dos Queixadas e de cristãos em testemunho permanente de fé na periferia da cidade.
Queremos compartilhar com nossos irmãos e irmãs nossa vivência nesses dias, quando rezamos juntos iluminados pela Palavra de Deus; estudamos e refletimos sobre nossa identidade de discípulos e o papel missionário das CEBs à luz da palavra de nossos bispos: o Documento 92 da CNBB muito nos alegrou, trazendo a manifestação de nossos pastores a nosso respeito!
Atentos aos sinais dos tempos, nossos olhares se voltaram para as cidades de nosso Estado, e buscamos entender melhor o lugar e o contexto onde nosso povo constrói sua esperança de um mundo para todos; vimos como nossas CEBs são desafiadas a estabelecer, profeticamente, a justiça no mundo urbano pelo testemunho de sua fé.
Movidos pelo Espírito que nos faz irmãos, fizemos memória de nossa história, lembrando como a identidade das CEBs se afirma na união entre fé e vida, nos compromissos concretos de estabelecimento de justiça e solidariedade nas estruturas de nossas cidades para que nelas não haja exclusão. Nosso “novo jeito de ser Igreja” nos impulsiona a um novo jeito de convivência no espaço urbano.
Na esperança, reassumimos nossos compromissos batismais de serviço aos pobres, nossos ministérios eclesiais e nossa vocação cristã de sermos agentes da transformação da Igreja e da sociedade, fazendo crescer nossas redes de comunidades, ajudando a formar o Povo de Deus e sendo missionários da instauração do Reino.
Em comunhão com toda a Igreja, queremos integrar o mutirão das CEBs em direção ao 13º. Intereclesial, no Crato, colocando-nos como romeiros e romeiras do Reino de Deus sob a proteção amorosa de José e Maria.
Perus, São Paulo, 25 de julho de 2010.

Nenhum comentário: