quarta-feira, 14 de julho de 2010

Paróquia S. J. Operário de Jacareí realiza a Primeira Semana Social



Foto:Paulo José de Oliveira

A Paróquia São José Operário de Jacareí realizou sua Primeira Semana Social, de oito a onze de julho. Com o tema “Direito à Memória e à Verdade” esta realização teve o apoio da Irmandade dos Mártires da Caminhada Latino-Americana, a assessoria do Centro Bíblico Verbo de São Paulo, e do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Campinas.
 A Comunidade Paroquial, através do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), escolheu o curso “Direito à Memória e à Verdade” para ser apresentado nesta Primeira Semana Social. Os participantes do curso puderam aprofundar e refletir sobre os seguintes temas: “A Igreja e o regime militar”, “O Plano Nacional de Direitos Humanos e a Luta pelo Direito à Memória e à Verdade”, e A atualidade da luta pelos Direitos Humanos no Brasil”. Os expositores destes temas foram: Ricardo Paris – Dirigente da Pastoral Operária de Campinas; Maurice Politi – Assessor da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Renato Simões – Presidente do CDDH de Campinas, filósofo, ex-deputado estadual e ex-presidente da comissão de direitos humanos da Assembléia Legislativa de S. Paulo.
No domingo, dia onze, foi partilhado o curso bíblico, trabalhando o Antigo Testamento, sobre o “Profetismo”. Este curso foi ministrado pela Biblista Cecília Toseli, do Centro Bíblico Verbo.
O encerramento se deu com a celebração da Eucaristia na Igreja matriz de São José Operário. Nesta Eucaristia, presidida pelo Pe. José Afonso de Souza, toda a comunidade pode experimentar e celebrar a profundidade profética de D. Pedro Casaldáliga em sua mensagem a esta comunidade: “Os Direitos Humanos são presentes divinos e o direito à memória e à verdade é uma tarefa evangélica para todos os que acreditamos em Jesus de Nazaré, que é a Verdade e que nos convida à Memória”.

Paulo José de Oliveira
Membro da Irmandade dos Mártires da Caminhada Latino-Americana

Nenhum comentário: