quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Semana Brasileira sobre a Missão Continental

Centro Cultural Missionário (CCM)
Comissão Episcopal para a Missão Continental

"Vocês são testemunhas
destas coisas"
(Lc 24,48)

Semana Brasileira sobre a Missão Continental

Brasília, 5 a 11 de setembro de 2010
Um dos mais importantes legados da V Conferência Geral do Episcopado latino-americano em Aparecida foi assumir o compromisso de uma grande Missão Continental. Contudo, a recepção inicial desta proposta não foi a de realizar uma gigantesca mobilização eclesial, tampouco a de articular um projeto missionário em nível de toda igreja do Continente.

Se existe uma novidade na perspectiva da Missão Continental, essa consiste num decisivo salto de passar de uma Igreja que promove alguns eventos "missionários" para arrebanhar fiéis, para uma Igreja em estado permanente de missão. Isso equivale a reconhecer o contexto de pluralismo no qual se encontra o mundo de hoje. Esse pluralismo é a propria "casa" dos nossos povos na América e no mundo, onde temos que entrar tirando as sandálias, para anunciar permanentemente o Evangelho ali onde o povo se encontra.

Para concretizar pedagogicamente esse intuito, o Centro Cultural Missionário e a Comissão Episcopal para a Missão Continental promovem uma Semana Brasileira sobre a Missão Continental, com o objetivo de afunilar a reflexão em torno de três grandes temas do Documento de Aparecida: a espiritualidade missionária, dimensão essencial para a formação missionária; a paróquia missionária, exigência de conversão das nossas estruturas; os projetos para uma nova evangelização, caminhos para uma aproximação aos outros e para uma ação evangelizadora significativa em todo Brasil.

A Semana Brasileira sobre a Missão Continental tem como lema bíblico o mandato missionário de Lucas: "Vocês são testemunhas dessas coisas" (Lc 24,48). O Espírito que conduz a missão desperta um olhar contemplativo nos discípulos missionários. Eles são testemunhas das coisas que vêem. A testemunha não protagoniza a ação, ela não faz nada: apenas aponta o que Deus está fazendo. Deus com seu Espírito já está agindo no mundo, abrindo os corações, dispondo as pessoas a receber o anúncio do Evangelho. A Igreja é chamada a perceber essa ação divina através dos sinais dos tempos participando dessa mesma ação: saindo de seus ambientes, tornando-se hospede na casa dos outros. É um deslocamento fundamental que necessita de uma continua, progressiva, profunda e diligente conversão interior.


Clique para ver o conteúdo programático

Valor da inscrição: hospedagem – simpósio: R$ 400,00
Forma de Pagamento:
1. Transferência Bancária: Banco Itaú / Agência: 0522 / Conta: 01282-2
2. Cheque Nominal ao Centro Cultural Missionário
3. Solicitação de Boleto Bancário [Solicitar via e-mail: ccm@ccm.org.br - Informando nome da instituição - CNPJ e Endereço Completo]

Faça aqui sua inscrição

Vagas limitadas

Veja o folder do Curso em PDF

Nenhum comentário: