segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ENCONTRO DIOCESANO DE FORMAÇÃO DAS CEBs



As Comunidades Eclesiais de Base realizaram no dia 26 de setembro de 07:30 às 16h o seu encontro de formação  com o tema: Ecos do Sínodo Diocesano – Estudo do Documento Conclusivo. A formação foi conduzida por Pe. Edinei Evaldo Batista, Coordenador Diocesano de Pastoral.
Padre Edinei nos ajudou a pensar e repensar nossa caminhada, numa mesma missão, no entanto, com e em novos caminhos e desafios. As Cebs estão em comunhão com a caminhada de toda a Diocese, afirmou Pe. Ronildo, assessor diocesano das CEBs. O encontro começou  com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Ronildo e logo após deu-se início a formação com o Pe. Edinei. Ele nos explicou a importância do Sínodo, sua conclusão e o que se fará a partir de agora na diocese diante dos desafios que se apresentam; “de  ser uma Igreja na qual todos os seus membros sejam missionários, suas comunidades e estruturas sejam casas e escolas de missionários,” enfatizou ele. Falou-nos também da necessidade do agir em conjunto com todas as Comissões. "Aquilo que é dito para uns vale para todos, acolher o  espírito  novo para o nosso agir pastoral e evangelizador, começar já a implantar o documento nas paróquias, pastorais, movimentos e organismos, não olhar apenas para o que fazer, mas também para o como fazer e para o que fazer”, explicou Pe. Edinei.
O Coordenador diocesano de Pastoral trabalhou vários destaques do Documento, citou experiências criativas, citou a importância de se trabalhar mais o uso da Bíblia em nossas comunidades, a vivência da Eucaristia, e de sermos testemunhas da mensagem de Jesus com alegria e ousadia.
O trabalho de grupo também foi muito bom. Refletimos o Evangelho de Marcos 2,1-12 fazendo uso da metodologia da Leitura Orante. O nosso coordenador diocesano, José Hamilton, declarou que estiveram presentes 240 animadores e animadoras, e pode perceber uma grande motivação de todos com esta formação, o que é muito bom para a nossa caminhada. José Hamilton falou ainda que tudo transcorreu normalmente quanto a serviço de cozinha, apoio e animação. Foi um domingo maravilhoso.
Amém, Axé, Aleluia.

Equipe de Comunicação Diocesana das CEBs.
































Nenhum comentário: