sábado, 20 de novembro de 2010

Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança


Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança 




O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, celebrado no dia 20 de novembro, é uma corrente de colaboração entre as religiões da comunidade em favor das crianças. Junto com as iniciativas nas comunidades do país, o Comitê Gestor da GNRC Brasil e a Pastoral da Criança promoverão celebrações inter-religiosas nas cinco regiões do Brasil, com programação especial.
Na Região Sudeste, a celebração central será em São Paulo no dia 18 de novembro, no Memorial da América Latina, sala Mário de Andrade, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - portão 12 (carros) e portão 15 (pedestres) - Barra Funda, das 13h30 às 16h. Na programação estão momentos de brincadeiras, de reflexão e de bênçãos às crianças presentes. Fazem parte da organização do evento Arquidiocese SP; MOFIC; URI; CLAI; Ramakrishna; CIP; Zen Budismo; Pastoral da Criança.
Instituído durante o III Fórum Global da Rede Global de Religiões para a Infância (GNRC), realizado em Hiroshima, em maio de 2008, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança tem como proposta direcionar, neste dia, todos os anos, orações e ações, sejam elas pessoais ou em grupos inter-religiosos para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O tema no Brasil este ano será “Reduzir a violência, a pobreza, e construir a paz”.  A Pastoral da Criança, que integra a GNRC, mobilizou a sua rede de mais de 260 mil voluntários e 1,4 milhão de famílias brasileiras acompanhadas em todos os estados brasileiros. Para isso, foi impressa a oração (veja abaixo) em folhetos e cartazes e, também impressa no Jornal da Pastoral da Criança no mês de novembro, que será rezada nas 1,4 milhão de visitas domiciliares realizadas pelos voluntários da Pastoral da Criança, no mês de novembro, e também nas 42 mil Celebrações da Vida, dia em que as crianças são pesadas nas comunidades.


Oração da Criança (20 de novembro)
Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais! 
Que nossa FÉ ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo. Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz. Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas. Dá-nos coragem para mudar esta história! Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o  em pobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias. Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas. Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe, e garantir os seus direitos de cidadania. Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente. Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade. Nossa força está em Ti, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância! Amém!




Nenhum comentário: