sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CELAM promove o 2º Congresso Latino-americano de Vocações


E-mailImprimirPDF
segundocongressodevocacoesO Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em comunhão com outros organismos eclesiais, organiza o 2º Congresso Latino-americano de Vocações, a realizar-se entre os dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2011, em Cartago, Costa Rica.
Segundo os organizadores do Congresso, o objetivo do mesmo será “fortalecer a cultura vocacional para que os batizados assumam seu chamado de ser discípulo missionário de Cristo nas circunstâncias atuais da América Latina e Caribe”.
Os bispos responsáveis e secretários executivos para a Animação Vocacional no Continente, reunidos de 03 a 07 de novembro de 2008, em São Pedro Sula, Honduras, juntamente com representantes das Pontifícias Obras das Vocações Sacerdotais e da Congregação para a Educação Católica, do Vaticano, tomaram a sério o desejo de Aparecida de promover e coordenar diversas iniciativas vocacionais.
“O Congresso se propõe ser uma resposta aos desafios de Aparecida, pois no que se refere à formação dos discípulos e missionários de Cristo, ocupa lugar particular a pastoral vocacional, que acompanha cuidadosamente todos os que o Senhor chama a servir à Igreja no sacerdócio, na vida consagrada ou no estado de leigo. A pastoral vocacional, que é responsabilidade de todo o povo de Deus, começa na família e continua na comunidade cristã, deve dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento”, afirma os representantes do CELAM.
É importante destacar que cada Conferencia Episcopal deve coordenar sua participação no evento e formar uma delegação que a represente. Neste sentido, durante o 3º Congresso Vocacional do Brasil, realizado nos dias 03 a 07 de setembro de 2010, em Itaici (SP), foram distribuídas as fichas de inscrições.
Veja o vídeo promocional do 2° Congresso Latino-americano de Vocações.
Fonte:CNBB

Nenhum comentário: