sábado, 20 de março de 2010

1º Encontro de Formação das CEBS e GRF em Florianópolis

1º Encontro de Formação das CEBS e GRF em Florianópolis
Sábado, 20 de Março de 2010
 
Arquidiocese de Florianópolis Promove
LOCAL: Igreja N. S. do Mont Serrat – Centro – Florianópolis
Rua General Vieira da Rosa próximo ao Hospital da Policia Militar (Mauro Ramos)
Telefone: (48) 3733-5327 / 9901-9316 (Édson e Éden)
Obs: Levar lanche para partilha.

Fonte:Arquidiocese de Florianópolis

sexta-feira, 19 de março de 2010

Cardeal Hummes é o enviado do papa ao 16º Congresso Eucarístico Nacional



Dom 
Cláudio HummesO papa Bento XVI nomeou, na semana passada, o prefeito da Congregação para o Clero, cardeal Cláudio Hummes, como seu Enviado Especial para o 16º Congresso Eucarístico Nacional. Organizado pela arquidiocese de Brasília, o Congresso ocorrerá nos dias 13 a 16 de maio, na capital federal, logo após a 48ª Assembleia Geral da CNBB que, por causa do Congresso, também terá Brasília como sede.
Segundo o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, por sugestão do cardeal, foi incluída na pauta do Congresso uma jornada sacerdotal, que acontecerá no dia 13, antes da abertura oficial do evento. O cardeal Hummes será um dos conferencistas da Jornada Sacerdotal. A organização do evento espera a participação de 8 mil padres.

Fonte:CNBB

quinta-feira, 18 de março de 2010

Missa de Aparecida - homilia do dia 18 de março

Entrevista com o novo bispo da diocese de Floriano

Mons. ValmirO bispo nomeado nesta quarta-feira, 17, para a diocese de Floriano, no Piauí, monsenhor Valdemir Ferreira dos Santos, concedeu por telefone, uma entrevista à assessoria de imprensa da CNBB. Ele falou sobre o trabalho que pretende desenvolver naquela diocese, sua experiência pastoral, seu lema “Apascenta minhas ovelhas” e sobre o papel da CNBB para a Igreja no Brasil. Confira.




Fonte:CNBB

Diocese de Umuarama lança 15º Plano de Ação Evangelizadora


15º Plano
 Diocesano de Ação EvangelizadoraNo próximo domingo, 21, a diocese de Umuarama lançará o 15º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, na Catedral Divino Espírito Santo, durante a Celebração Eucarística, e são esperadas 1.500 pessoas de toda a diocese. O plano, aprovado na Assembleia Diocesana, em setembro de 2009, consiste em três projetos que orientarão a Ação Evangelizadora da diocese durante os próximos quatro anos.

Os projetos

São três âmbitos de ação e para cada um é proposto um projeto, como ação concreta, para realizar os desafios que foram propostos, durante a preparação do plano, que são: no âmbito da pessoa, Projeto Emaús: Por uma Igreja Bíblica; no âmbito da comunidade, Projeto AME (Ação Missionária Evangelizadora): Por uma Igreja em estado permanente de Missão; e no âmbito da sociedade, Projeto 3: Projeto Bom Samaritano: Por uma Igreja da Caridade.
Para o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Wilson Alexandre Pintenho, o ano de 2010 será de preparação das equipes de formação e elaboração dos materiais para serem utilizados. “Um grande desafio é tornar o plano conhecido, fazer com que todos o conheçam, saibam como funcionam os projetos e quais são as ações contínuas de cada um dos âmbitos”, concluiu.
Fonte:CNBB

Instituto Mariama prepara sua 22ª Assembleia Nacional



ENCONTRO_DOS_PADRES_NEGROS_02Aconteceu entre os dias 15 e 16, a reunião da diretoria do Instituto Mariama (IMA), em Niterói (RJ). O objetivo do encontro foi fazer uma análise da caminhada do Instituto, bem como planejar a 22ª Assembleia, que acontecerá em São João Del Rei (MG), de 26 a 30 de julho. Os temas tratados no evento serão “Arte afrobrasileira na arte sacra a partir de Minas Gerais e sobre os reflexos do “Ano Sacerdotal para o Presbítero Negro na Igreja do Brasil”.
Durante o encontro foi elaborada a pauta da assembleia e foi tratado sobre o Ano Sacerdotal e o tema que será a “arte sacra”, mais especificamente a cultura africana e sua influência sobre a arte sacra no Brasil, a partir de Minas Gerais. Esse será o tema de conhecimento, aprofundamento, e estudo durante a 22ª Assembleia.
“Será a oportunidade dos padres das dioceses de São João Del Rei, Mariana, Belo Horizonte e outras dioceses de Minas Gerais participarem da Assembleia”, disse o presidente do Instituto Mariama, padre Guanair da Silva Santos. De acordo com o padre, a juventude será outro sub-tema do encontro. “Sua vocação e a própria realidade na qual muitos jovens estão sendo mortos hoje será tratado. Esse assunto é mais desafiador no contexto da ação pastoral para a Igreja”, disse.
O presidente do IMA destacou também suas expectativas e quais os objetivos da Assembleia. “Esperamos que a Assembleia seja um evento fraterno, como tem sido feito nas últimas. Crescer na espiritualidade, na missão presbiteral, trabalhar para os padres serem homens consagrados no serviço de Deus, homens que se comprometem com a transformação da realidade a partir do anúncio do evangelho que nos motiva a estarmos com nossos olhos abertos à realidade da comunidade negra no Brasil. Esses são os maiores objetivos do evento”, enumerou padre Guanair.
Os participantes da Assembleia são padres e diáconos negros do Brasil. O evento é aberto também às pessoas que se comprometem à causa da vida que, segundo padre Guanair, é a causa do negro do Brasil. “É um encontro aberto onde trabalharemos a formação permanente do clero”, completou.
Questionado sobre o aumento do número de bispos negros no Brasil, o presidente do IMA disse que vem aumentando de modo considerável, mas ressaltou que a questão vocacional deve ser mais trabalhada nas bases para que esse número seja ainda maior. “É verdade que houve um crescimento no número de bispos negros no Brasil, mas acredito que é preciso ter mais bispos negros. São poucos ainda. Os padres negros também são muito poucos. É preciso fortalecer a dinâmica da pastoral vocacional para que os jovens cresçam e que aumente futuramente o número de bispos negros no Brasil”.
Fonte:CNBB

Parlamentares destacam o trabalho da CNBB frente ao Projeto Ficha Limpa

Foto_missa_parlamentares1JPG 





















Na manhã de hoje, 18, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, aconteceu a Missa dos Parlamentares, evento tradicionalmente promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB.
Estiveram presentes vários Deputados Federais e Senadores, e contou também com a participação do novo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão, nomeado pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa, na quinta-feira, 11, no término da reunião do Conselho Permanente.
Na missa foram citados os apóstolos Mateus, Marcos e Lucas, e a vida consagrada de João. “João, além de uma grande pessoa, serviu como um historiador fiel da vida de Jesus Cristo”, explicou o padre José Ernanne Pinheiro, assessor político da CNBB. Na homilia também houve destaque para a fé baseada em obras, demonstrando que o ser humano deve-se preocupar em seguir dignamente e eticamente a sua vida, ajudando o próximo, e se preparando para alcançar a glória eterna. “Reafirmamos que a Salvação em Jesus Cristo deve ser amplamente divulgada. Devemos ser propagadores da Palavra e não apenas receptores dela, para que a vida cristã seja vivida de forma plena”, ressaltou padre Ernanne.
Os parlamentares destacaram o trabalho da CNBB frente ao projeto Campanha Ficha Limpa, que tramita no Congresso, e destacaram também a sessão solene que acontecerá no dia 23, na Câmara dos Deputados, em celebração ao lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.
fonte:CNBB

terça-feira, 16 de março de 2010

Padre assaltado em Volta Redonda morre na manhã desta terça-feira


Pe. JairPadre Dejair Gonçalves de Almeida, de 32 anos morreu hoje, às 7h da manhã no Hospital São João Batista em Volta Redonda. Ele foi vítima de um assalto na cidade. O corpo está sendo velado na Co- Catedral da Diocese de Barra do Pirai Volta, igreja de N. Senhora das Graças, bairro Jardim Paraíba em Volta Redonda.
Ele foi vítima de um assalto no dia 14, quando voltava da Comunidade Eclesial, Senhor Bom Jesus, bairro Água Limpa, em Volta Redonda. O sacerdote estava com o ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, 26 anos, que morreu na hora, com um tiro na cabeça.
Segundo a assessoria de imprensa da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, padre Dejair e Epaminondas foram sequestrados e levados até a casa paroquial, na madrugada do domingo, 14, em Volta Redonda. “Os sequestradores queriam dinheiro e, como não encontraram, atiraram na cabeça dos dois. O ex-seminarista morreu no local e o padre passou por uma cirurgia, mas não resistiu e morreu”, explicou o assessor de imprensa, Vagner Mattos.
O ex-seminarista era coordenador da Comunidade Eclesial Santa Cruz. “Ele vai fazer muita falta para a Igreja e ainda mais para sua família. Somos solidários nesse momento e insistimos para que as pessoas passem a mudar suas atitudes frente à violência”, disse o padre Samuel Camargo.
Padre Dejair Gonçalves de Almeida nasceu em Arantina (MG), foi ordenado presbítero em 20 de abril de 2007. Era chanceler da Mitra Diocesana de Barra do Piraí Volta Redonda e assessor do Apostolado Diocesano de Oração. Trabalhava como padre no Setor N.S das Graças, onde atendia oito Comunidades Eclesiais.

O bispo de Volta Redonda, dom João Maria Messi, disse que a Igreja está inserida na sociedade e que a diocese sofre com a violência. Ele cobrou mais atitudes em favor da paz. “Precisamos ser embaixadores da Paz e promovê-la em todos os sentidos. Sejamos como o Cristo e não busquemos a vingança”, disse. O bispo disse também que é preciso mais agilidade das forças de segurança e ao mesmo tempo um trabalho intensivo de prevenção às drogas, a violência que só é possível com medidas inteligentes na área educacional, esportiva e cultural. “Não podemos pagar o mal com o mal, embora a justiça precise ser feita. Sejamos como o Cristo e embaixadores da Paz”.
“Não podemos desistir. [Precisamos] levantar a cabeça e encorajar as pessoas a buscar soluções práticas pela paz”, avaliou o coordenador do Movimento Resgate da Paz de Volta Redonda, padre Juarez Sampaio.
A missa de corpo presente será às 14h, na Co-Catedral de N.S das Graças e às 15h30, o corpo segue para Arantina (MG) para o sepultamento.
Fonte:CNBB

Diocese de Penedo se manifesta sobre denúncias de pedofilia envolvendo padres de Arapiraca

O bispo da diocese de Penedo, no estado de Alagoas, dom Valério Breda, divulgou nota em que manifesta a posição da diocese a respeito das denúncias de pedofilia envolvendo três padres da cidade de Arapiraca. As denúncias vieram a público na quinta-feira, 11, através do programa Conexão Repórter, do SBT. Entre as medidas tomadas pelo bispo está o afastamento dos padres de suas funções eclesiásticas e a instauração de um Processo Administrativo Penal, de acordo Código de Direito Canônico. A nota tem data de 14 de março. Leia, abaixo, a íntegra da nota. NOTA DA DIOCESE DE PENEDO Considerando os graves e lastimáveis fatos noticiados por meio televisivo, em data de 11 de março de 2010, no programa “Conexão Repórter”, da Emissora SBT, contendo acusações feitas ao MONS. LUIZ MARQUES BARBOSA, MONS. RAIMUNDO GOMES DO NASCIMENTO e PADRE EDILSON DUARTE do Clero desta Diocese, supostamente envolvidos em atos (ainda não provados) de abuso ou constrangimento sexual contra terceiros, alguns dos quais, possivelmente, menores de idade, o BISPO DIOCESANO vem a público para dar justa e necessária informação aos Fiéis da Diocese. 1.Reprovamos, de forma irrestrita e com o coração despedaçado pela vergonha e pela tristeza, os fatos, mesmo que ainda não provados, veiculados na referida reportagem, que revoltam a sã consciência humana e cristã; 2.Se há jovens vítimas, como a apresentação dos fatos parece aludir, sentimo-nos ainda mais consternados e no dever da reparação; 3.Levamos ao público conhecimento que, até o presente momento, nenhuma das supostas vítimas citadas nos supostos atos de abuso, tampouco seus familiares, procuraram oficialmente o Bispo diocesano, para formular denúncia de qualquer espécie; 4.Considerando a urgência e a necessidade de preservar a honra e o direito das pessoas citadas e da própria Igreja Católica, frente à gravidade dos fatos acima mencionados, decretamos a abertura de Processo Administrativo Penal, nos termos do Código de Direito Canônico; 5.Tendo-se ainda conhecimento da instauração de inquérito policial para averiguar a veracidade das denúncias formuladas pelas supostas vítimas exibidas na aludida reportagem, estamos a total dispor das Autoridades de polícia e da justiça em geral para tudo o que se fizer necessário; 6.Visando, por fim, garantir a isenção necessária para as investigações policiais – inquérito policial Nº 44/2010 - e fazendo-se necessário aguardar o prazo legal para a sua conclusão, é mister que OS PADRES acima citados - como medida prudencial - DEIXEM À DISPOSIÇÃO SEUS RESPECTIVOS ENCARGOS ECLESIÁSTICOS. Penedo, 14 de março de 2010. Dom Valério Breda, bispo diocesano
Fonte:CNBB

segunda-feira, 15 de março de 2010

Diocese de Passo Fundo lança Ano da Eucaristia

passo_fundo2A diocese de Passo Fundo (RS) vai dedicar atenção especial à Eucaristia durante o ano de 2010, com a execução de amplo planejamento, que contempla a produção de subsídios, encontros de estudo e aprofundamento nos mais diversos grupos. Destaque especial para o tema na romaria de Nossa Senhora Aparecida, a realização de Congressos Eucarísticos, a organização de novas comunidades, entre outras atividades.
Toda esta programação teve seu lançamento oficial no sábado, 13, quando mais de 500 pessoas, representando as 54 paróquias da diocese, os movimentos, serviços e pastorais, estiveram reunidas no centro de eventos Notre Dame, em Passo Fundo. O encontro, que contou com a presença dos bispos dom Ercílio Simon, dom Liro Vendelino Meurer e dom Urbano Allgayer, além dos padres, teve momentos de muita animação e emoção.
Os autores do livro “Fazei isto em memória de mim”, aprofundaram o tema e ajudaram as lideranças a tirar as suas dúvidas. À tarde foram realizadas oficinas a partir do material que será utilizado por todos os grupos durante o ano. No final do encontro, os participantes foram abençoados, receberam um pão ázimo e saíram com o compromisso de repassar o conteúdo para as comunidades e organizar os grupos e a distribuição dos trinta mil livretos.
fonte:CNBB

Está em andamento em São Paulo o 1º Congresso de Leigos



Congresso_de_leigosCom o tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”, está em andamento, ao longo deste ano, em São Paulo, o Congresso de Leigos.
O evento foi lançado no dia 25 de janeiro, na solenidade patronal da arquidiocese de São Paulo e atua em três âmbitos: paroquial, regional e arquidiocesano. O Congresso foi proposto em outubro de 2007 e desde então está sendo desenvolvido e assumido pelos bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), reunidos na Assembleia das Igrejas.
Na primeira etapa, que vai de março a maio deste ano, todas as paróquias da arquidiocese são convocadas a envolver o maior número possível de pessoas (organizadas ou não em pastorais) para ler e estudar o texto de reflexão contido no Manual do Congresso.
A partir de junho, até agosto, será realizada a fase regional. Nela, oficinas temáticas ajudarão os leigos a entender como levar a luz e o sal do Evangelho para as realidades profissionais em que estão inseridos, com temas como “a vida e a missão do leigo na educação”.
Setembro e outubro, na fase arquidiocesana, delegados das oficinas regionais se reúnem para elaborar projetos de missionariedade para cada área.
Finalmente, em 21 de novembro, Dia Nacional do Leigo, acontece o encerramento do Congresso, com atividades de estudo e aprovação de um documento conclusivo no período da manhã, e, à tarde, uma grande celebração eucarística.
Para garantir que mais pessoas tenham acesso a toda esta movimentação promovida pela Igreja de São Paulo, a Sub-Comissão de Comunicação apresenta o site (www.congressodeleigos.org.br), cuja manutenção será realizada conjuntamente, num verdadeiro mutirão das comissões regionais e paroquiais.
O que se pretende é que este espaço possa reunir, além dos materiais de formação, notícias sobre todos os eventos do Congresso realizados nas paróquias, comunidades e pastorais. Para que isso aconteça, é fundamental o envolvimento de todos.
fonte:CNBB

Ex-seminarista morre e padre fica em estado grave em seqüestro em Volta Redonda

O ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, 26, morreu e o padre Dejair Gonçalves de Almeida, 32, está em estado grave na UTI do hospital São João Batista, em Volta Redonda (RJ). Segundo a assessoria de imprensa da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, padre Dejair e Epaminondas foram seqüestrados e levados até a casa paroquial, na madrugada de domingo, 14, em Volta Redonda, quando voltavam da Comunidade Eclesial, Senhor Bom Jesus, bairro Água Limpa.
“Os seqüestradores queriam dinheiro e, como não encontraram, atiraram na cabeça dos dois. O ex-seminarista morreu no local e o padre passou por uma cirurgia e está em estado grave na UTI”, explicou o assessor de imprensa, Vagner Mattos.
O ex-seminarista era coordenador da Comunidade Eclesial Santa Cruz. “Ele vai fazer muita falta para a Igreja e ainda mais para sua família. Somos solidários nesse momento e insistimos para que as pessoas passem a mudar suas atitudes frente à violência”, disse o padre Samuel Camargo.
Padre Dejair é mineiro de Arantina e foi ordenado há três anos. Responsável por oito comunidades, é um dos incentivadores da luta pela paz na cidade. Além disso, é o chanceler da Mitra Diocesana de Barra do Piraí/Volta Redonda e assessor do Apostolado de Oração.
O bispo de Volta Redonda, dom João Maria Messi, disse que a Igreja está inserida na sociedade e que a diocese sofre com a violência. Ele cobrou mais atitudes em favor da paz. “Precisamos ser embaixadores da Paz e promovê-la em todos os sentidos. Sejamos como o Cristo e não busquemos a vingança”, disse.
“Não podemos desistir. [Precisamos] levantar a cabeça e encorajar as pessoas a buscar soluções práticas pela paz”, avaliou o coordenador do Movimento Resgate da Paz de Volta Redonda, padre Juarez Sampaio.
fonte:CNBB

Dom Edmar Peron toma posse como bispo auxiliar em São Paulo

Dom Edmar
  Peron“Meu lugar será junto ao trabalho das comunidades, no meio do povo e dos padres”, afirmou dom Edmar Peron, antes do fim da celebração em que tomou posse como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, neste domingo, 14, na Catedral da Sé, em São Paulo.
Presidida pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, a Santa Missa contou com a participação de muitas pessoas da Região Episcopal Belém, onde dom Edmar irá exercer seu ministério.
Um ônibus com familiares e amigos do bispo veio da cidade natal dele, Maringá (PR), para acompanhar o momento. No ritual de posse, após a leitura da bula pontifícia e do decreto de dom Edmar para Belém, dom Odilo falou sobre a importância do trabalho do bispo, “primeiro missionário”.
O cardeal aproveitou a ocasião para agradecer ao papa Bento XVI pela rapidez em enviar o sucessor de dom Pedro Luiz Stringhini, que foi transferido para Franca (SP).
Após a comunhão, em nome do clero do Belém, cônego César Gobbo acolheu dom Edmar. Segundo o vigário geral da Região Belém, a alegria de dom Edmar demonstra “confiança, ternura e disponibilidade para servir”.
Representantes do clero, dos religiosos e dos leigos presentearam o bispo com livros sobre a história da arquidiocese, do centenário e do apóstolo São Paulo.
A apresentação do novo bispo auxiliar na Região Episcopal Belém será na próxima quinta-feira, 18, às 20h, na paróquia Nossa Senhora de Lourdes (rua João Soares, 13 – Água Rasa).
fonte:CNBB

Conselho Missionário Nacional discute articulação missionária da Igreja

CominaTerminou no domingo, 14, a reunião Conselho Missionário Nacional (COMINA), que discutiu a articulação missionária da Igreja no Brasil. O encontro aconteceu nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, e contou com a presença dos coordenadores dos Conselhos Missionários dos 17 regionais da CNBB.
“A articulação [da missão]  acontece quando temos clareza sobre certos conteúdos básicos que dão sentido à missionariedade e se a missionariedade está enraizada nas bases”, disse o presidente do Comina, dom Sérgio Castriani.
“O evento foi marcado por uma rica partilha de numerosas experiências missionárias que vêm acontecendo nos diversos regionais”, avaliou o secretário executivo do Conselho, padre José Altevir. “O encontro foi verdadeiramente espaço de alegria, convivência, participação, de modo que os participantes saíram animados e comprometidos cada vez mais em transformar as utopias em realidade e esperança em atitudes missionárias”, acrescentou.
O assessor do Comina, padre Paulo Suess, destacou que toda a articulação da missão acontece em torno de uma proposta e que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) ajudam nesta articulação. “O núcleo central dessas Diretrizes não é apenas um tema missionário para uma campanha, mas uma diretriz fundamental e estruturante da Igreja pós-Aparecida”, sublinhou.
Segundo Suess, as Diretrizes da Evangelização da Igreja no Brasil oferecem três pistas de ação para a missão. A primeira é a promoção da dignidade da pessoa que, na opinião do teólogo, não significa “um programa assistencialista”. A segunda pista aponta para a renovação da comunidade que trata, dentre outras coisas, do “diálogo dentro das comunidades; daComina-missionrios diversidade ministerial; da formação de conselhos e da articulação das ações”. A última pista, de acordo com Suess, é a construçaõ de uma sociedade solidária que seja “raiz do compromisso social na fé e ação e luta”.
Segundo padre Altevir, um dos destaques do encontro foi a participação, no dia 13, de 25 missionários, de 17 países, que se preparam, no Centro Cultural Missionário (CCM), para atuar na missão em  em diversas regiões do Brasil.

Fonte:CNBB