sábado, 3 de julho de 2010

Bispos de São Paulo divulgam orientações sobre as eleições


Assembleia_Sul1JPG
Uma nota intitulada “Votar Bem” com dez orientações sobre a participação dos fiéis nas próximas eleições foi divulgada nesta quinta-feira, 1, pelos 50 bispos do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), que participaram da 73ª Assembleia dos Bispos do Regional, que começou na terça-feira, 29, em Aparecida (SP). Na mensagem, os bispos exortam os católicos a votarem com consciência e alertam a população contra a corrupção eleitoral.
“Fique atento à prática da corrupção eleitoral, ao abuso do poder econômico, à  compra de votos e ao uso indevido da máquina administrativa na campanha eleitoral”, diz a nota.

“Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados. Vote em candidatos que representem e defendam, depois de eleitos, as convicções que você também defende”, acrescentam os bispos. (Veja aqui a íntegra da nota)

Assembleia das Igrejas

Os bispos definiram, também, o tema da próxima Assembleia das Igrejas Particulares (AIP), programada para os dias 15a 17 de outubro, em Itaici (SP). O tema escolhido foi “Processo e método operativo da Missão Continental no Regional Sul 1”. A assembleia de outubro se realiza anualmente e chama-se “Assembleia das Igrejas Particulares”, porque tem a participação de leigos e leigas que atuam nas dioceses.
Fonte:CNBB

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Padre João Paulo da Silva celebra 10 anos de ordenação sacerdotal.



        Na próxima quarta-feira, dia 07 de julho, o Padre João Paulo da Silva, da Arquidiocese de Campinas, celebrará sua primeira década de ordenação sacerdotal. Na imagem, é possível observar o Padre celebrando a Páscoa juntamente de povos indígenas do Alto Rio Negro, no Amazonas, onde se encontra em Missão atualmente. No próximo dia 16, o Padre irá comemorar o seu aniversário natalício de 38 anos.

Fonte: enviado por e-mail por Sandra

Retiro de presbíteros - Diocese de SJCampos - SP

Olá amigo (a) Irmão (ã)

Tenhamos Jesus em Nosso Meio

Neste retiro de presbíteros, nossas intenções são dirigidas a Deus por você. Nosso pregador é  Dom Paulo Mascarenhas Roxo,
bispo emérito de Mogi das Cruzes. Ore por nós.

Pe. Rodolfo Reizinho


 Fotos de Pe. Rodolfo Reizinho

terça-feira, 29 de junho de 2010

“Missão Continental” é tema da Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB

















 Tema já desenvolvido pela Assembleia Geral da CNBB e proposto pela V Conferência Episcopal Latino-Americana de Aparecida, desta vez “Missão Continental” será o tema de reflexão da Assembleia anual dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que começa nesta terça-feira, 29, e segue até o dia 1º de julho.
Os bispos do maior Regional do país, composto de 50 bispos diocesanos e 24 eméritos, se reúnem no auditório Padre Noé Sotillo, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Além do tema “Missão Continental” será apresentado durante a Assembleia relatórios das Comissões Episcopais e Econômico, Ano Eleitoral e escolha do tema para a próxima Assembleia das Igrejas, prevista para outubro.
Segundo o regulamento do Conselho Episcopal Regional (Conser) a reunião permite ainda traçar as diretrizes da ação evangelizadora e pastoral. Para o bispo de Mogi das Cruzes e secretário geral do Regional Sul 1, dom Airton José dos Santos, a missão continental deve refletir toda preocupação da Igreja no Brasil.
O secretário destaca também que a proposta central do encontro é discutir a evangelização da Igreja no Brasil com a preocupação de aprofundar alguns temas fundamentais na vida da Igreja no estado de São Paulo.
"Fazemos referência a Assembleia Geral da CNBB que aconteceu em Brasília este ano, além de debater a situação do Brasil, a questão política, a questão da Igreja no mundo, sem deixar de lado a missão continental, tema que vai nos ocupar durante a assembleia", ressaltou o secretário.
Dom Airton ressaltou a importância de uma missão permanente. "Nossa preocupação é estarmos sempre em atitude de missão. No Estado de São Paulo temos o ‘Projeto de Ação Missionária Permanente’, que busca fazer da ação evangelizadora uma missão constante", concluiu.
fonte:CNBB

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Presidente da Comissão Bíblico-Catequetica fala do Dia do Catequista

dom_eugnioNo último domingo de agosto, dia 29, será comemorado, em todo o Brasil, o Dia do Catequista. Para celebrar a data, o bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, dom Eugênio Rixen, escreveu uma mensagem sobre a data.
Segundo o dom Eugênio, o Dia do Catequista é “sempre uma graça, motivo, motivo de alegria e de reflexão mais profunda sobre o SER DO CATEQUISTA, sua vocação e missão na Igreja e sociedade. Sentimos ainda os “ECOS” e a chama da esperança que ardeu em nosso coração com a realização da Terceira Semana Brasileira de Catequese.

Fonte:CNBB

16ª ROMARIA DA JUVENTUDE REGIONAL SUL 1 - SÃO PAULO


18 DE JULHO
GUARATINGUETÁ - SUB REGIÃO APARECIDA
IGREJA DE FREI GALVÃO

ACESSE O SITE DA ROMARIA: