terça-feira, 9 de novembro de 2010

Noite cultural 16º Comunicação do Regional Sul 1

Prof. Marins - 16º Encontro da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB

Mês da Consciência Negra na UNICAMP

 

 

Seminários

“O negro e a negra na identidade cultural brasileira”


Horário: 13:45

Local: Auditório de cinema da Casa do Lago/Unicamp

Dia 16/11 – Imagem e fotografia: o negro e a negra no mundo da imagem
Coordenador da mesa: Everaldo Luís Silva, Atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa (ASCOM/Unicamp).
Expositores:  Maria Alice da Cruz, Jornalista/Jornal da Unicamp, Especialização em jornalismo científico - Labjor/Unicamp
Patrick Koto Nzuambe, discente Midialogia e Comunicação Social/IA-Unicamp (República Popular do Congo/Africa)

Dia 17/11 – Africanos na Unicamp: integração cultural e formação profissional
Coordenador da mesa: Odair Marques da Silva, Analista de Sistemas, Mestrado em Gestão da Qualidade/FEM-Unicamp e Relações Institucionais/GGBS.
Expositores: Elói José da Silva Lima, Atua na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/Unicamp
                     João Adilson Gama Ricardo, Doutorando em Fisiopatia Médica/FCM/Unicamp (Angola/África).
                      Deolindo Nunes de Barros, Doutorado em Ciência Política/IFCH-Unicamp (Cabo Verde/África)

Dia 18/11 – A negritude no mundo da tecnologia e da universidade.
Coordenadora da mesa: Aparecida do Carmo Miranda Campos,  Assistente Social - HC/Unicamp.
Expositores: Dr. João Vilhete V. d’Abreu, doutorado em engenharia e pesquisador no NIED-Unicamp (São Tomé e Príncipe/África).
                     Dr. Celso Ribeiro de Almeida, Químico do Instituto de Biologia/Unicamp, Doutor em Ciências/USP, na área de concentração: Energia Nuclear na Agricultura, presidente da CIPA-Unicamp.

Dia 19/11 – Diversidade Cultural: a escola e a cultura afrobrasileira.
Coordenador da mesa: Carlos Roberto Pereira de Souza, Atua no Centro de Memória da Unicamp (CMU) e mestrando FE-Unicamp.
Exp: Profa. Dra. Olga Rodrigues de Moraes von Simson, Autora de várias publicações, FE/Unicamp.
        Prof. Antonio Sergio dos Santos, Secretário Municipal de Cultura/Cosmópolis/SP


Apoio e organização:
Casa do Lago/Unicamp
PREAC/Unicamp – Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. 
GGBS/Unicamp – Grupo Gestor de Benefícios Sociais
Instituto de Artes/Unicamp - Depto de midialogia.
GT “Programa de Integração Cultural Afrobrasileira na Unicamp”/PREAC

Se quiser certificado, faça inscrição no site da Casa do Lago, a partir de quarta-feira.
 

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

16º Encontro da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB - Abertura (5.11....

Prof.Marins cnbb sul1-16º Encontro Estadual de Comunicação Sorocaba (06.11.2010)

Check out this SlideShare Presentation:

Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 discute “mundo digital”


pascomcnbbsul1“Comunicadores no mundo digital: motivações e desafios”. Este é o tema do 16º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação" do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), que começou ontem, 5, e prossegue até domingo, 7. O encontro acontece em Sorocaba (SP), na Casa de Retiro, São José, localizada na rodovia Raposo Tavares Km 105.
"Considerando o atual tema, o nosso encontro pretende discutir e trocar experiências da Pastoral da Comunicação nas nossas diversas dioceses, favorecendo assim uma comunicação voltada à verdade, o diálogo e a fraternidade nesta nossa era ‘digital’", disse a assessora da Pastoral da Comunicação no Regional, irmã Maria Alba Vega Garcia.
O professor Marins, um dos mais requisitados palestrantes do país na área de motivação empresarial, é um dos assessores do encontro. Para ele o mundo digital é verdadeiramente “outro mundo”. “Somos imigrantes digitais e precisamos aprender a nos comunicar com os nativos digitais, aqueles que já nasceram com um mouse na mão e vivem e pensam digitalmente”, explica Marins.
Em entrevista concedida ao Setor de Comunicação do Regional Sul 1, Prof. Marins lembra que a estrutura da mensagem no mundo digital é completamente diferente da estrutura da mensagem no mundo analógico. “Precisamos ter consciência disso e saber como fazer, na prática, para usar os meios digitais para a evangelização. E temos que ser rápidos!”, disse o professor.
Fonte:CNBB

domingo, 7 de novembro de 2010

Papa despede-se de Espanha com a promessa de voltar em 2011

Agência Ecclesia
Discurso final recordou principais momentos das passagens por Compostela e Barcelona
Bento XVI despediu-se este Domingo de Espanha, depois de uma viagem de dois dias, a 6 e 7 de Novembro, mostrando a sua "gratidão" pelas experiências vividas em Santiago de Compostela e Barcelona.
O Papa agradeceu às autoridades políticas e religiosas, para além de destacar a hospitalidade dos habitantes da Espanha, que disse estar "perto do meu coração".
No discurso de despedida, proferido no aeroporto do Prat, Catalunha, Bento XVI passou em revista os principais momentos da viagem, a sua segunda ao país.
"Em Compostela, quis unir-me como mais um peregrino a tantas pessoas de Espanha, Europa e outros lugares do mundo, que chegam ao túmulo do Apóstolo para fortalecer a sua fé e receber o perdão e a paz", disse.
A fé que foi "confirmar" é a que chegou à Península desde os começos do cristianismo, "forjando o espírito, os costumes, a arte e o temperamento das suas gentes".
"Preservar e fomentar esse rico património espiritual não só manifesta o amor de um país à sua história e cultura, mas é também uma via privilegiada para transmitir às novas gerações os valores fundamentais, tão necessários para edificar um futuro de convivência harmónica e solidária", prosseguiu.
Essa fé, declarou o Papa, deve ganhar um "novo vigor" na Europa, para tornar-se "fonte de inspiração, que faça crescer a solidariedade e o serviço a todos, em especial aos grupos humanos e as nações mais necessitadas".
Quanto a Barcelona, Bento XVI falou - em catalão - da "alegria de dedicar a basílica da Sagrada Família, que Gaudí concebeu como um louvor em pedra a Deus" e da visita a "uma significativa instituição eclesial de carácter benéfico-social".
"São como que dois símbolos, na Barcelona de hoje, da fecundidade dessa mesma fé que marcou também as entranhas deste povo e que, através da caridade e da beleza do mistério de Deus, contribui para criar uma sociedade mais digna do homem", precisou.
Bento XVI não esqueceu a viagem marcada para 2011, em Madrid, para "celebrar a Jornada Mundial da Juventude".
O rei Juan Carlos despediu-se do Papa com um "até breve" e destacou as palavras de "paz e solidariedade, de fraternidade e espiritualidade, cheias da esperança de que é possível um mundo melhor".

Fonte: www.ecclesia.pt