sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

11º Encontro 11 a 17 de abril Bendito o que vem em nome do Senhor - Livreto das CEBs CF 2011 - Diocese de SJC



11º Encontro
11 a 17 de abril

"Bendito o que vem em nome do Senhor"








1. CHEGADA: Silêncio – oração pessoal
2. ABERTURA (dirigente)
−Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)
Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)
Venham adoremos a nosso Senhor, (bis)
É tempo de quaresma que ele consagrou. (bis)
Não fechemos hoje nosso coração (bis)
Sua voz escutemos com toda a atenção! (bis)
−Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
Venham com fervor para a oração, (bis)
Já se aproxima a Páscoa da Ressurreição! (bis)

3. RECORDAÇÃO DA VIDA
Recordação da semana
4. HINO:PECADOR, AGORA É TEMPO
(rezado ou cantado)

1- Pecador, agora é tempo
de pesar e de temor:
Serve a Deus,
acolhe a graça,
já não sejas pecador!

2- Neste tempo sacrossanto
o pecado faz horror:
Contemplando a cruz de Cristo,
 já não sejas pecador!

3- Pecador arrependido,
Volta para seu Senhor
Vem, abraça-me contrito
 Com teu Pai, teu Criador!

4- Compaixão, misericórdia
vos pedimos, Redentor:
Pela virgem, Mãe das Dores,
 perdoai-nos, Deus de Amor!

5. SALMO 22 (rezado ou cantado)
Dirigente: “Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice” (Mt 26,39). Retomando a oração de Jesus Cristo, servo sofredor, oramos ao Pai por todos os oprimidos do mundo, e esperamos a salvação anunciada.
Refrão: Meu Deus, ó meu Deus,
Por que me abandonaste?...

Meu Deus, ó meu Deus, por que me abandonaste?
Não acha este traste paz em seu lamento.
De dia eu não aguento de tanto chorar,
De noite a gritar e sem ter alento.

E tu que estás no trono assentado,
Os pais no passado em ti confiavam;
Quando eles chamavam, eram libertados,
Assim confiados, não se envergonhavam.

Porém, meu Senhor, não fiques de fora!
Me livra da hora, da facada certa!
Dos dentes das feras, do lobo feroz,
Da ira do algoz, minha vida liberta.

6. EVANGELHO DE DOMINGO
Ler pausadamente Mateus 21, 1-11

7. MEDITAÇÃO DO EVANGELHO – silêncio – partilha – refrões    

8. A partir da Palavra rezada e meditada:
Verdade: O que diz a Palavra?
Caminho: O que a Palavra  diz para nós, hoje?
Vida: O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Missão: Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Qual nossa missão para esta semana, a partir da Palavra?
Compromisso: O que podemos assumir como compromisso?

9. O EVANGELHO SE FAZ ORAÇÃO (PRECES)
Dirigente: Irmãos e irmãs, neste tempo favorável, neste dia de salvação, apresentemos ao Senhor nossas súplicas confiantes e digamos:
Todos: Ouve, Senhor , eu estou chamando. Tem piedade de mim e me responde!

● Senhor Jesus, tu escolheste uma pobre montaria para nos mostrar que não devemos ser presunçosos, vaidosos e soberbos. Nós te pedimos a graça de reconhecer nossa insignificância e pequenez e o desejo de conversão:
● Senhor Jesus, ensina-nos a afastar de nós o amor-próprio e a buscar a humildade e que não nos apropriemos de méritos que não são nossos:
● Senhor Jesus, que possamos perceber no dia-a-dia a Graça de Deus em nossas vidas. Que sejamos humildes e tenhamos compreensão com nosso próximo. Que sejamos capazes de cumprir a tua vontade:

Preces espontâneas... (que nasçam da Palavra de Deus meditada e partilhada)
Pai nosso...
Ave Maria...

10. ORAÇÃO
Dirigente: Acolhe, ó nosso Deus, no final deste dia, tudo o que foi feito, em nossos corações, em nossas comunidades, no mundo todo, para manifestar a força da vida e vencer as forças da morte. Acompanha-nos com tua bênção, a fim de prepararmos, na alegria do Espírito-Mãe, a Santa Páscoa.  Isso te pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém!

Oração da Campanha da Fraternidade 2011 

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.

Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.

Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.

E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.

Amém.


12.  AVISOS / COMEMORAÇÕES (aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...)
●Evangelho de  1º de maio: João 20, 19-31
Não se esqueça: traga a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evangelho e lendo-o até o dia em que nos reuniremos
● Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsidio.
●Outros...
17.04.1996 – Massacre de Eldorado dos Carajás ; Dia Internacional da Luta Camponesa
19.04.1997 – Galdino de Jesus, da nação Pataxó, queimado vivo em Brasília
22.04 – Dia Internacional da Mãe Terra
 Procurar saber  a Programação da Semana Santa  e participar intensamente das celebrações, em sua comunidade, em sua paróquia.

13. BÊNÇÃO
Dirigente:Que o Deus da paz nos faça capazes de cumprir sua vontade, fazendo tudo o que é bom, agora e para sempre. Amém!
Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Todos: Para sempre seja louvado!


Canto Final: Hino da CF 2011
                                 1. 
Olha, meu povo, este planeta terra:
Das criaturas todas, a mais linda!
Eu a plasmei com todo amor materno,
Pra ser um berço de aconchego e vida. (Gn 1)


Nossa mãe terra, Senhor,
Geme de dor noite e dia.
Será de parto essa dor?
Ou simplesmente agonia?!
Vai depender só de nós!
Vai depender só de nós!

2.
A terra é mãe, é criatura viva;
Também respira, se alimenta e sofre.
É de respeito que ela mais precisa!
Sem teu cuidado ela agoniza e morre.
3.
Vê, nesta terra, os teus irmãos. São tantos...
Que a fome mata e a miséria humilha.
Eu sonho ver um mundo mais humano,
Sem tanto lucro e muito mais partilha!
4.
Olha as florestas: pulmão verde e forte!
Sente esse ar que te entreguei tão puro...
Agora, gases disseminam morte;
O aquecimento queima o teu futuro.
5.
Contempla os rios que agonizam tristes.
Não te incomoda poluir assim?!
Vê: tanta espécie já não mais existe!
Por mais cuidado implora esse jardim!
6.
A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13)
De dores geme toda a criação. (Rm 8,22)
Transforma em Páscoa as dores dessa espera,
Quero essa terra em plena gestação


Nenhum comentário: