sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

3º Encontro 14 a 20 de fevereiro “Amar até os inimigos” Leitura Orante da Bíblia - - Livreto da CF 2011




3º Encontro
14 a 20 de fevereiro
“Amar até os inimigos”







1. CHEGADA: Silêncio – oração pessoal
2. ABERTURA (dirigente)
−Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! (bis)
Vem, não demores mais, vem nos libertar. (bis)
−Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Gloria à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
−Aleluia, irmãs, aleluia, irmãos! (bis)
Do povo que trabalha a Deus louvação! (bis)
Toda humanidade, o Senhor chamou. (bis)
À festa do seu Reino ele convocou! (bis

3. RECORDAÇÃO DA VIDA
Recordação da semana
4. HINO: ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO
(rezado ou cantado)
span style="font-style:italic;">






Senhor, fazei mim instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó mestre, fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe;
é perdoando que se é perdoado e
é morrendo que se vive para a vida eterna.

5. SALMO 103
(rezado ou cantado)
Dirigente: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus da Consolação” (2Cor 1,2). Façamos deste hino a expressão da nossa gratidão a Deus que, em Jesus Cristo, nos dá a graça de chamá-lo nosso Pai. Que o Espírito se una ao nosso espírito para testemunhar que somos filhas e filhos de Deus.

Refrão: Bendize, minh’ alma, o Senhor
Seu nome seja louvado.

Bendize, minh’ alma, o Senhor
Seu nome seja louvado.
Por tudo o que me tem dado,
Me cura as enfermidades
E me perdoa os pecados.

Me tira da triste morte
Me dá carinho e amor.
Com sua misericórdia
Do abismo ele me tirou,
E, como se eu  fosse águia,
Vem renovar meu vigor.

Ao nosso Pai demos glória
E ao Filho, glória também.
Louvor e glória igualmente
Ao Espírito Santo que vem.
Que nosso louvor se estenda
Agora e pra sempre. Amém.

6. EVANGELHO DE DOMINGO
Ler pausadamente Mateus 5, 38-48

7. MEDITAÇÃO DO EVANGELHO – silêncio – partilha – refrões    

8. A partir da Palavra rezada e meditada:
Verdade: O que diz a Palavra?
Caminho: O que a Palavra  diz para nós, hoje?
Vida: O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Missão: Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Qual nossa missão para esta semana, a partir da Palavra?
Compromisso: O que podemos assumir como compromisso?

9. O EVANGELHO SE FAZ ORAÇÃO (PRECES)
Dirigente: Irmãos e irmãs, Jesus intercede agora por todo o povo, junto do Pai. Vamos nos unir à sua prece, dizendo:
Todos: Senhor, ensina-nos a amar, a perdoar e a fazer tua vontade.

● Diante da maldade humana, somos levados a sentimentos de revolta, ódio e vingança e, muitos cristãos, enganados pela mídia, são motivados  a apoiar a pena de morte, o aborto, a eutanásia, a justiça pelas próprias mãos - olho por olho dente por dente - , e outras formas de morte . Que Jesus nos exorte a amar e a perdoar. Rezemos:
● Para que nosso coração seja capaz de perdoar e rezar pelos nossos inimigos e  por todos aqueles que nos fazem mal, rezemos:
● Por aqueles que nos perseguem por causa da tua Palavra e do cumprimento de tua vontade, rezemos:

Preces espontâneas... (que nasçam da Palavra de Deus meditada e partilhada)
Pai nosso...
Ave Maria...

10. ORAÇÃO
Todos: Ó Deus de bondade, escuta o clamor do teu povo. Faze que, no meio dos conflitos e das aflições deste mundo, nos consagremos mais profundamente ao trabalho pela paz e pela justiça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

11.  AVISOS / COMEMORAÇÕES (aniversário, nascimento, acolhida de gente nova...)
●Evangelho de domingo que vem: Mateus 6, 24-34
Não se esqueça: traga a Bíblia no próximo encontro. Prepare-se, marcando o texto do Evangelho e lendo-o até o dia em que nos reuniremos
● Marcar o próximo encontro e anotar no início do subsídio.
●Outros...

12. BÊNÇÃO
Dirigente: Pela força da Terra, mãe da vida, o Deus do universo abençoe a nós e a todas as suas criaturas, com a sua paz, agora e sempre.  Amém!
Dirigente: Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Todos: Para sempre seja louvado!

Nenhum comentário: