sábado, 8 de janeiro de 2011

Via Sacra - Quarta estação Via Sacra Quarta estação Jesus se encontra com sua mãe - Campnha da Fraternidade 2011


Quarta estação                                                                                                                                                                      Jesus se encontra com sua mãe 

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!                                                                                                      
Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Leitor 1: "- E a ti, uma espada traspassará tua alma! - e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações" (Lc 2,35). "Estavam lá também algumas mulheres que o seguiam desde a Galileia (Mc 15,42) e entre ela encontrava-se Maria, sua mãe" (cf Jo 19,25). 

Leitor 2: Eis diante de nós uma das cenas mais comoventes de toda a história humana. Ainda sem estar totalmente refeito da dura queda, com o rosto coberto de suor, sangue e poeira, com os olhos inchados, Jesus avista, no meio da multidão, a sua mãe. Os olhares se cruzam. Jesus e sua Mãe nada conseguem fazer. Mas os corações se tocam.   Hoje a dor invade os corações de pessoas que com a sensibilidade da Mãe de Jesus diante do sofrimento, se sensibilizam com os rasgos e destruições infringidos ao planeta, já desfigurado e sem vida em muitas de suas partes pela ambição destrutiva do ser humano. Pois, com a sua Mãe, silenciosa e com lágrimas nos olhos, também nós diante da realidade da vida no planeta devemos dizer: "ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se há dor semelhante à minha”.
Leitor 3: Nesta Via-Sacra, nos unimos ao sofrimento de Maria e de todas as pessoas que sucumbem na luta pela preservação das condições de vida no planeta. E com Jesus fazemos o caminho para o calvário, buscando forças para carregar a cruz e vencer todo o sofrimento que infringe a criação até o dia da plena libertação. 

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Que a dor dos corações partidos pela situação da vida no planeta, se reverta em ações em prol da justiça que liberta e salva as condições de vida na Terra, especialmente para os que mais sofrem neste contexto de crise ambiental. Ensinai-nos a solidariedade de Maria. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta. 

Canto A morrer crucificado / teu Jesus é condenado / por teus crimes, pecador: (bis) A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de amor: (bis) 

Palavra de Deus na Vida do povo - CEBs diocese de São josé dos Campos - SP

Nenhum comentário: