sábado, 8 de janeiro de 2011

Via Sacra - Quinta Estação Quinta Estação Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz Campnha da Fraternidade 2011


QuintaEstação                                                                                                                                                                          Cireneu ajuda Jesus a carregar a cruz


Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!                                                                                                           
Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Leitor 1: “Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar. Ao saírem encontraram um homem chamado Simão, que era de  Cirene, e o obrigaram a carregar cruz de Jesus" (Mt 27,31-32).

Leitor 2: Um desconhecido, que voltava do campo, foi forçado a carregar a cruz de Jesus. Não sabia quem era Jesus e muito menos que era o Filho de Deus. Mas o importante mesmo é que, no momento da necessidade, soube emprestar seus ombros a quem não os tinha. Soube oferecer suas forças a quem já estava sem forças. Soube tomar sobre si a cruz de quem já não a podia carregar. 

Leitor 3: Na criação todos os modos de vida se encontram interligados: o ar, as águas, as florestas e matas, os animais e o ser humano, conjunto que se denomina biodiversidade. Uma mata cortada implica em sofrimento para os animais e coopera para o desequilíbrio do clima. Uma espécie de peixe ou de um animal que se extingue, implica em danos para toda uma cadeia, ou seja, faz pesar sobre outros seres, sobretudo de milhões de seres humanos que já estão com dificuldade para obter água potável e extrair da terra o sustento em virtude de secas. 

Leitor 4: O mesmo pode-se aplicar em relação aos gases que provocam aumento da temperatura lançados na atmosfera em excesso, e resulta em ônus para a vida sobre o planeta. É necessário ajudarmos a carregar esta cruz, com a diminuição destas emissões.

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Fortalecei-nos neste amor para que sejamos Cireneus que ajudam a carregar a cruz de Jesus que sofre e quase sucumbe em milhões de seres que formam a biodiversidade do planeta. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Todos:Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no
planeta.      
                                                                                                                                            
Canto A morrer crucificado / teu Jesus é condenado / por teus crimes, pecador: (bis) A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de amor: (bis)  
Palavra de Deus na vida do Povo - CEBs diocese de São José dos Campos -SP

Nenhum comentário: