sábado, 8 de janeiro de 2011

Via Sacra - Segunda Estação JESUS CARREGA A CRUZ Campanha da Fraternidade 2011

Segunda Estação
JESUS CARREGA A CRUZ

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!
Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!


Leitor 1: "Pilatos, então, lhes entregou Jesus para ser crucificado. Eles tomaram conta de Jesus. Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário (em hebraico: Gólgota). Lá, eles o crucificaram com outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio" (Jo 19,16-18). 

Leitor 2: Crucificaram Jesus no lugar chamado Calvário. Em nossos dias temos sinais inequívocos de que o planeta também tem o seu calvário. Na atmosfera aumentou a presença de gases que provocam o aumento da temperatura. As águas são contaminadas pela presença de lixo e substâncias tóxicas. Matas e florestas são devastadas e queimadas, terras de cultivo são esgotadas, Espécies já foram extintas, outras estão ameaça das de extinção. E por fim, as condições que o planeta oferece à vida, encontram-se em perigo. 
Leitor 3: Colocaram a cruz sobre os seus ombros. Ele não apenas aceitou a imposição da cruz, mas abraçou-a livremente por amor. No peso da sua cruz assumiu e carregou todos os sofrimentos, lágrimas e tristezas da humanidade neste contexto de aquecimento global e mudanças climáticas. 

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal de vossa compaixão para com toda a criação que geme em dores de parto (Rm 8,22). Renovai-nos para que tenhamos atitudes em nosso cotidiano que cooperem para sanar as dores por que passa o nosso planeta e fazem pesar a cruz de tantos irmãos e irmãs. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém. 

Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta. 

Canto A morrer crucificado / teu Jesus é condenado / por teus crimes, pecador: (bis) A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de amor: (bis) 

 Palavra de Deus na vida do povo - CEBs/  diocese de SJCampos - SP

Nenhum comentário: