sábado, 8 de janeiro de 2011

Terceira Estação - Jesus cai pela primeira vez - Campanha da Fraternidade 2011


Terceira Estação 
Jesus cai pela primeira vez 

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos! 
Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo! 

Leitor 1: "Carregando a cruz, Jesus saiu para o lugar chamado Calvário" (Jo 19,17). Caído de joelhos, ele rezava(Lc 22,41). "Como ovelhas, estávamos todos perdidos, cada qual ia em frente por seu caminho. Foi então que o Senhor fez cair sobre ele o peso dos pecados de todos nós" (Is 53,6). 

Leitor 2: Enfraquecido por causa da perda de sangue nos maus tratos, com sede e com fome e com o peso da cruz, Jesus caiu por terra. Acolhe, em silêncio, com humildade e serenidade a queda. Confia em Deus, o que reanima sua fraqueza, renova a coragem e alimenta a esperança de vencer. Nosso planeta também se encontra enfraquecido pelas feridas que nosso sistema produtivo lhe abriu, explorando-o violentamente. Hoje já consumimos para além daquilo que a Terra pode nos oferecer de modo sustentável. E, apesar do planeta emitir sinais de desequilíbrio, continua a ser explorado impiedosamente. 

Leitor 3: Jesus caiu por terra em solidariedade para com a vida que é frágil e é submetida à violência de inúmeras ações pecaminosas neste planeta. Mas, ergueu-se da queda para retomar o caminho. Jesus quer estar presente em nossas lutas com esta força e com sua entrega nos une profundamente à sua páscoa. 

Dirigente: Ó Deus, que não nos falte a força de Jesus, para nos reerguer da queda em nossas lutas em prol da vida no planeta e do auxílio às pessoas que sofrem. E ajudai-nos para que sejamos humildes em nossas quedas e confiantes no vosso poder para prosseguir na caminhada. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta. 

Canto A morrer crucificado / teu Jesus é condenado / por teus crimes, pecador: (bis) A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de amor: (bis)  

Palavra de Deus na vida do povo - CEBs/  diocese de SJCampos - SP

Nenhum comentário: