quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Vai Sacra Campanha da Fraternidade 2011 X I Estação Jesus é pregado na cruz


Décima Primeira Estação                                                                                                                                                          Jesus é pregado na cruz

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!    
 Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Leitor 1: "Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali crucificaram Jesus e os malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda" (Lc 23,33). 

Leitor 2: Nu, aos olhos de todos, Jesus foi estendido sobre a cruz. Grossos pregos perfuraram os seus pulsos. Os pés também foram pregados. Junto com Ele foram crucificados dois ladrões, um à direita e outro à esquerda. As cruzes são erguidas com os corpos dependurados. Jesus ouviu injúrias e perdoou: "Pai, perdoai-Ihes porque não sabem o que fazem" (Lc 24,44). Ouve o pedido do bom ladrão: "Hoje, ainda estarás comigo no paraíso" (Lc 23,43). Teve preocupação com a sorte de sua mãe e a confiou ao discípulo amado: "Eis aí a tua mãe"(Jo 19,27). 

Leitor 3: Jesus exerceu o cuidado para com os seus até o fim e a todos procurou salvar, não se descuidou desta responsabilidade. Por isso, soube ouvir a voz do ladrão que lhe pedia a salvação e procurou confiar a sua Mãe aos cuidados de alguém que lhe pudesse amar como Ele. 

Leitor 4: O cuidado para com a mãe, simboliza o cuidado para com a fonte da vida. Se hoje o planeta se encontra aviltado e demonstrando desequilíbrios como nas mudanças climáticas, é porque o ser humano não tem cuidado devidamente da vida e de suas fontes. Uma sociedade que trunca a vida irresponsavelmente com contraceptivos e não valoriza a vida em sua gestação, também não será capaz de cuidar devidamente da criação. 

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Fortalecei-nos neste amor para que sejamos zelosos para com as fontes da vida. Dai-nos a graça de ofertar as nossas vidas aos irmãos e irmãs e a toda a criação da qual somos chamados a sermos cuidadores. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.

Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta. 

Canto                                                                                                                                                                                                       A morrer crucificado / teu Jesus é condenado /                                                                              
por teus crimes, pecador: (bis)                                                                                                                     
A viver sem o cuidado / o planeta é condenado  
/                                                                                      
ajuda-nos, Deus de amor: (bis)

Nenhum comentário: