quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Via Sacra - Campanha da Fraternidade 2011 XV Estação - Jesus ressuscitou


Décima Quinta Estação                                                                                                                                                                              Jesus ressuscitou

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!                                                  Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!
Leitor 1: "Por que buscais entre os mortos aquele que vive? Não está aqui. Ressuscitou!" (Lc 24,5-6). 

Leitor 2: Três dias após a sua morte, Jesus ressuscitou para a plenitude da vida humana e divina. Deus não abandonou Jesus e revelou a verdadeira justiça. Com a ressurreição de Jesus triunfou a vida em todas as suas formas. A ressurreição vem definir o sentido e a alegria de nossa esperança. A vida passa pela morte, mas não é tragada por ela. O homem não nasce para morrer. Morre para ressuscitar. Então podemos dizer:
"Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, teu aguilhão?"
"Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória por Nosso Senhor, Jesus Cristo" (1Cor 15,55.57). 

Leitor 3: Ao final da nossa via-sacra, reafirmamos a nossa fé na ressurreição e bendizemos a Deus porque Jesus ressuscitou e continua dentro da história, vivo e presente no mundo, em cada pessoa, nos acontecimentos e nas celebrações. Cremos que a ressurreição continua acontecendo sempre que os homens criam relações fraternas e estão mais próximos e respeitosos da obra da criação de Deus.
Leitor 4: Para nós cristãos, a nova criação começa com a ressurreição de Cristo. O jardim da ressurreição, em que Jesus se revela ressuscitado a Maria Madalena, é o novo jardim do Éden, o lugar da boa notícia por excelência. Este acontecimento é o ponto de partida para a renovação da vida em todas as suas dimensões. Por isso, podemos enfrentar a morte como o fez esta mulher e discípula, que mesmo sob o impacto da morte de seu Mestre, vai ao lugar da sepultura. Certamente, sua ida ao sepulcro aconteceu porque se sentiu fortalecida pelas palavras e gestos que testemunhou em Jesus. Tornou-se a primeira testemunha da ressurreição de Jesus Cristo. 

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Fortalecei-nos na alegria da ressurreição do vosso Filho. Dai-nos a graça de viver na condição de ressuscitados. Bendizemos o vosso nome porque a vida, dom a este planeta, é mais forte do que a morte. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.
Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta.
Canto                                                                                                                                                                                                       A morrer crucificado / teu Jesus é condenado /                                                                             
por teus crimes, pecador: (bis)                                                                                                               A viver sem o cuidado / o planeta é condenado /                                                    
ajuda-nos, Deus de amor: (bis)

Nenhum comentário: