quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Via Sacra - Campanha da Fraternidade 2011 XIII Estação - Jesus é descido da cruz


Décima Terceira Estação                                                                                                                                                                  Jesus é descido da cruz

Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!                                                        Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Leitor 1: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: 'Mulher, eis o teu filho: Depois disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe!' A partir daquela hora, o discípulo a acolheu junto de si" (Jo 19,25-27). 

Leitor 2: Jesus estava morto. O silêncio invadiu o céu e a terra. Maria chorou o seu Filho. Um soldado perfurou o lado e o coração. José de Arimateia e Nicodemos desceram o corpo do Senhor. Ungiram-no e o envolveram em faixas de linho com perfumes. Maria recebeu em seus braços o filho despedaçado, inerte e pesado. Acariciou o corpo frio e imóvel e assim rezou: 

Leitor 3: Meu filho, meu filho o que fizeram contigo? Anunciastes o evangelho da vida, 
cuidastes de todos e da criação. Servistes e não dominastes. Mostrastes o caminho para um novo modo de viver, sem exclusões e de profundo respeito uns aos outros e à obra da criação do Pai. Restituístes a vida a tantos e, mesmo assim, se uniram para te tirar a vida! Meu filho, meu filho o que mais deverias ter feito? 

Leitor 4: Nesta Via-Sacra, com Maria acolhemos em nossos braços o corpo do Senhor. E nos lembramos de tantas situações de morte em nosso planeta: de crianças infectadas pela falta de saneamento e água, dos expulsos da roça pelo agronegócio e subsídios dos países ricos ou pelas condições climáticas desfavoráveis ao cultivo da terra; de espécies animais em já extintas e outras que beiram a extinção; de matas e florestas já dizimadas ou em desmatamento; das águas poluídas por fertilizante e agrotóxicos, e do ar poluído com gases que aumentam a temperatura. O que tem gerado morte com as mudanças climáticas. Cremos que Jesus morto continua a pregar a instauração do Reino da justiça. 

Dirigente: Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Fortalecei-nos neste amor para que possamos completar a paixão de Cristo através das nossas vidas doadas e entregues para fazer o bem, cuidando por toda a vida neste planeta. Alimentai a nossa esperança. "Venha a nós o vosso reino assim na terra como céu". Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.

Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta.
Canto                                                                                                                                                                                                       A morrer crucificado / teu Jesus é condenado /                                                                               
por teus crimes, pecador: (bis)                                                                                                           
 A viver sem o cuidado / o planeta é condenado/                                                                                                                                  
ajuda-nos, Deus de amor: (bis)

Nenhum comentário: