quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Via Sacra - Campanha da Fraternidade 2011 VII Estação - Jesus cai pela segunda vez

Sétima Estação                                                                                                                             Jesus cai pela segunda vez 


Dirigente: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos!                                                     Todos: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo!

Leitor 1: "Era o mais desprezado e abandonado de todos, homem do sofrimento experimentado na dor, indivíduo de quem a gente desvia o olhar, repelente, dele nem tomamos conhecimento" (Is 53,3). 

Leitor 2: Jesus caiu diversas vezes no caminho. Já sem forças e sofrendo as consequências da terrível flagelação, alquebrado pelo peso da cruz, invadido pela dor do abandono dos amigos, Jesus tropeçou e caiu mais uma vez. Jesus fez sua oração do salmista: Eu sou um verme e não um homem, o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe; Todos os que me vêem zombam de mim, descerram os lábios e meneiam a cabeça (SI 22,7-8). 

Leitor 3: A atitude do ser humano em sempre visar lucro, usando dos recursos do planeta sem pensar nas consequências para com este ser vivo, impôs flagelo a muitas partes do planeta. Geleiras estão derretendo, rios estão morrendo, o mar está super explorado, mais da metade das matas e florestas foram dizimadas, por isso, o clima está se desequilibrando. São sinais de que o planeta está sucumbindo ao desprezo e maus tratos. 

Leitor 4: Áreas ambientais nas cidades não são respeitadas, nelas surgem construções grandiosas e condomínios. Em meio a florestas importantes, constróem-se usinas cujos impactos ambientais são desastrosos. Assim, a deslumbrante e frágil vida no planeta, é desprezada em nome do crescimento econômico. 

Dirigente:Ó Deus, a cruz de Jesus é o sinal do vosso amor por todas as pessoas. Fortalecei-nos neste amor para que consigamos nos libertar da ambição do crescimento desmedido que despreza a vida no planeta. Nós vos pedimos em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém

Todos: Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a vós como filhos e filhas. Despertai-nos para que nos dediquemos com amor ao cuidado para com a vida no planeta.
Canto
A morrer crucificado / teu Jesus é condenado /                                                                                 
por teus crimes, pecador: (bis)                                                      
 A viver sem o cuidado / o planeta é condenado /                                                                         ajuda-nos, Deus de
amor: (bis)

Nenhum comentário: